Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

António Cotrim / Lusa

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado.

Segundo o Jornal de Notícias, o INEM garante que transferiu o dinheiro para as forças de segurança em dezembro e lembrou que não é da sua “responsabilidade o pagamento direto aos elementos que exercem funções nos centros operacionais”.

Os militares da GNR e os agentes da PSP colocados nos centros operacionais do 112, que fazem a triagem das chamadas de emergência, têm de receber mensalmente um subsídio de 144,80 euros, embora o pagamento seja feito de três em três meses.

Ao diário, a PSP confirmou que “recebeu as verbas necessárias ao pagamento dos suplementos relativos ao trabalho prestado no último trimestre de 2020”. Porém, “não tendo sido possível integrar essa verba no salário de fevereiro, por o processamento já se encontrar concluído, sê-lo-á no próximo salário“.

Por seu lado, a GNR também informou ter recebido o valor referente a esta gratificação mensal, que será disponibilizado “no vencimento dos militares logo que possível”.

Em declarações ao JN, os sindicatos lamentam esta situação, alertando que pode fazer uma grande diferença na vida dos polícias que têm salários mais baixos. “É verdadeiramente lamentável verificar que a gratificação salarial esteja por pagar há cinco meses, o que é demasiado tempo”, considerou o Sindicato Nacional da Polícia.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.