/

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

1

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência.

De acordo com o site Science Alert, um novo estudo sugere que os cães podem ter alguma consciência do seu corpo enquanto obstáculo. Esta consciência corporal é considerada um dos blocos de construção fundamentais da autorrepresentação.

No caso das crianças, este tipo de autoconsciência tem sido testado usando um cobertor. Se a criança, que está sentada em cima dele, conseguir perceber que tem de se levantar para conseguir dá-lo a alguém, declara-se que é “consciente do seu corpo”.

Para perceber se os nossos amigos de quatro patas também possuem esta competência, os investigadores adaptaram o teste, tendo contado com a participação de 32 cães de várias raças e tamanhos.

Os animais tinham de pegar num brinquedo e levá-lo ao seu dono, mas o problema é que esse objeto estava ligado a um tapete no qual os cães estavam sentados. Ou seja, para conseguirem cumprir a tarefa, tinham primeiro de sair de cima do tapete.

Depois, os cientistas compararam estes resultados com o que acontece quando o brinquedo não está ligado a nada, ou quando está ligado ao chão. “Dessa forma [ligado ao chão], quando os cães tentavam pegar no brinquedo, era novamente impossível, no entanto, não sentiam uma força de elevação paralela sob as suas patas”, escreveram os autores do estudo publicado, a 18 de fevereiro, na revista científica Scientific Reports.

Segundo o mesmo site, sem esse puxão, os cães não saíram do tapete tão rapidamente. Os animais perceberam que a sua posição não era o problema. Mas quando sentiram um puxão no tapete debaixo deles, foram muito mais rápidos a sair e a pegar no brinquedo depois. Ainda assim, não era apenas essa a sensação que os estava a alertar.

Mesmo quando o brinquedo estava preso ao chão e um investigador puxava as patas dos cães com uma corda, não saíram do tapete tão depressa, o que sugere que estes animais podem entender quando um puxão é feito pelos seus próprios esforços e quando é feito por algo que não está relacionado com a tarefa em questão.

Resumindo: Os cães que participaram no estudo foram capazes de fazer a distinção entre “o meu corpo é o obstáculo” e simplesmente “há um obstáculo” e souberam como se mover, instintivamente, para superar as barreiras e serem bem-sucedidos.

“Os nossos resultados apoiam a autorrepresentação como um conjunto de habilidades cognitivas mais ou menos conectadas, e a presença ou a falta de um bloco de construção particular pode variar de acordo com a espécie”, concluem os investigadores.

ZAP //

1 Comment

  1. conserteza que o cao ‘e nosso amigo… eu que vivi com caes e gatos deste crianca tenho muito recordacoes desses tempos…

    O cao ‘e nosso amigo de verdade mais verdadeiro do que certas pessoas….’e nosso companheiros, nosso confidente e nosso amigo sem igual…so nao fala…. mas ‘e companheiro sem igual….

    concerteza que muitos teem caes mas nao os entendem…. animais ‘e preciso tempo para educa los e entendelos tambem…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.