O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai prolongar o aviso amarelo para Portugal continental e parte da Madeira até terça-feira devido à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”.
Os 18 distritos do continente vão continuar com aviso amarelo, com a Guarda a ser novamente o distrito com a temperatura mais baixa (-3.º).
Também com aviso amarelo está a Região Autónoma da Madeira, onde apenas a costa sul da ilha irá manter temperaturas adequadas e por isso está com aviso verde.
Segundo o IPMA, o alerta amarelo para a Madeira está associado à previsão de neve nos pontos mais altos da ilha que poderá condicionar a circulação em algumas zonas e até provocar danos em árvores.
Já nos Açores, as temperaturas serão mais adequadas e por isso estão com aviso verde.
O Alentejo foi, neste sábado, brindado com a queda de flocos de neve, sobretudo nas cidades de Évora e de Portalegre. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adianta à Lusa que, durante a manhã, foi registada a queda de “pequenos flocos de neve” na cidade de Évora e em todos os concelhos do distrito.
Segundo o CDOS, desde 2009 que não nevava em Évora. A última vez que nevou “com acumulação”, na cidade e no distrito, foi em janeiro de 2006.
ZAP // Lusa