/

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

(dr) Becerril-García et al. 2020

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico.

Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes causadas por lulas gigantes no México.

O estudo, recentemente publicado na Nature, indica que os cientistas marinhos examinaram 14 tubarões brancos com cicatrizes ao longo de cinco anos, entre 2008 e 2019. A maioria dos espécimes ainda não tinha atingido a idade adulta na altura e as marcas apareceram quase que universalmente na cabeça e tronco dos animais.

Segundo o All That’s Interesting, os ataques aconteceram próximo da Ilha de Guadalupe e é um fenómeno que, segundo os investigadores, tem acontecido nas águas do Oceano Pacífico Norte.

Com os cefalópodes – animais marinhos como lulas, polvos e chocos – constituem cerca de 50% da dieta de algumas espécies de tubarões, os cientistas sugerem que os ferimentos são provocados durante a tentativa de caça. “O consumo de cefalópodes pode ser essencial na dieta do tubarão branco por permitir uma rápida digestão e absorção devido à grande quantidade de proteínas e baixo teor de lípidos presentes nesse grupo de invertebrados”, escreveram no artigo.

As lulas gigantes vivem a uma profundidade entre os 200 e 1.000 metros. Em busca de uma refeição, os tubarões brancos mergulham nestas profundidades, um comportamento comum principalmente entre os adultos e “adolescentes”, numa região onde a luz do Sol não chega.

“O facto de a lula causar estas marcas nos tubarões sugere um encontro extremamente agressivo entre predador e presa, no qual as cicatrizes defensivas se projetam na cabeça, guelras e corpo do tubarão branco”, escreveram os autores do artigo científico, alertando que, em alguns casos, podem gerar feridas abertas e de alta intensidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.