/

Galáxia anã colidiu com a Via Láctea há 3 mil milhões de anos (e foi dilacerada pela gravidade)

(dr) Annedirkse

A Via Láctea, vista do Paquistão

Há quase três mil milhões de anos, uma galáxia anã mergulhou no centro da Via Láctea e foi dilacerada pelas forças gravitacionais da colisão.

Uma equipa de astrónomos de universidades dos Estados Unidos e do Canadá descobriram que, há cerca de três mil milhões de anos, a Via Láctea colidiu com uma galáxia anã desconhecida. As forças gravitacionais da colisão despedaçaram a galáxia anã e as suas estrelas tornaram-se nossas.

Segundo o EurekAlert, a fusão produziu uma série de estrelas em forma de concha nas proximidades da constelação de Virgem, as primeiras estruturas deste género encontradas na Via Láctea.

As estrelas curvas foram deixadas para trás quando a galáxia anã foi dilacerada, saltando para cima e para baixo através do centro da galáxia ao ser incorporada à Via Láctea, um evento que os cientistas batizaram de Fusão Radial de Virgem. Os resultados foram publicados no dia 20 de outubro na The Astrophysical Journal.

Há cerca de duas décadas, os astrónomos encontraram uma densidade muito alta de estrelas conhecida como Superdensidade de Virgem. As investigações acabaram por revelar que algumas das estrelas se movem na nossa direção enquanto outras se afastam – este fenómeno também é incomum, já que um aglomerado de estrelas viaja, normalmente, em conjunto.

Perante este cenário, os cientistas sugerem que estas estrelas são os restos da galáxia anã e o resultado de uma fusão radial, isto é, uma colisão lateral entre galáxias.

A modelagem computacional do movimento das estrelas indica que a galáxia anã passou pela primeira vez pelo centro galáctico da Via Láctea há 2,7 mil milhões de anos.

“A Fusão Radial de Virgem abre a porta a uma maior compreensão de outros fenómenos que vemos e não entendemos totalmente, e que poderiam ter sido afetados por esta colisão”, disse Heidi Jo Newberg, coautora do estudo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.