Liga dos Campeões vai ter recorde de futebolistas… dos EUA

Nenhum deles tem mais de 25 anos mas a maioria deverá jogar. E nesta lista é recordado o nome de um antigo defesa do Sporting, Onyewu.

Há poucos anos era uma raridade encontrar um futebolista dos Estados Unidos da América num plantel de uma das principais equipas de futebol da Europa. Agora já se encontram vários e, só na Liga dos Campeões, há 10 norte-americanos inscritos.

As listas já foram entregues à UEFA e a federação local sublinhou esse registo, um recorde na história do futebol dos EUA. Nenhum dos futebolistas tem mais de 25 anos: Horvath, Adams, Pulišić, Mckennie, Steffen, Reyna, Richards, Méndez, Dest e de la Fuente.

O nome mais conhecido é Christian Pulišić. O extremo, que passou pela formação do Borussia Dortmund, já jogou nas últimas quatro edições da Liga dos Campeões: as três primeiras pelo Borussia, a última pelo Chelsea. São já 26 jogos disputados, com três golos e três assistências.

Sergiño Dest. O defesa, que nasceu na Holanda, saiu há poucas semanas do Ajax para reforçar o Barcelona. Já jogou pela sua nova equipa e, assim, tornou-se no primeiro futebolista dos EUA a jogar pelo Barcelona. Também no emblema catalão está o avançado Konrad de la Fuente, formado no Barcelona e já convocado para a equipa principal.

Weston McKennie, médio cedido pelo Schalke 04 à Juventus, já jogou na Liga dos Campeões ao serviço da formação alemã e, para já, tem aparecido no 11 inicial da equipa de Cristiano Ronaldo.

Pulišić, Dest e McKennie deverão entrar na lista muito restrita de futebolistas dos EUA que jogaram por dois clubes na Liga dos Campeões (um deles é Oguchi Onyewu, antigo defesa do Sporting, que representou AC Milan e Málaga nesta prova).

Tyler Adams é médio do Leipzig e, na época passada, só marcou um golo em todas as competições – mas um golo muito importante, porque fechou o 2-1 nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, contra o Atlético de Madrid, colocando o Leipzig nas meias-finais.

Giovanni Reyna, avançado do Borussia Dortmund, também já sabe o que é jogar no torneio e tem sido utilizado com frequência no início desta temporada. Reyna nasceu no Reino Unido e é filho de um dos norte-americanos mais conceituados no mundo do futebol: Claudio Reyna.

Chris Richards começa a aparecer no Bayern Munique. O defesa chegou ao campeão europeu quando ainda era júnior mas esta pode ser a sua primeira temporada regular na equipa principal.

Depois, aparecem três futebolistas que dificilmente serão opção: Zack Steffen, guarda-redes suplente no Manchester City, Ethan Horvath, também guarda-redes suplente mas no Club Brugge, e Alex Méndez, médio que tem jogado nas formações secundárias do Ajax.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.