/

Arqueólogos desenterram cabeça de pedra que pode retratar Eduardo II de Inglaterra

Zachary Culpin/Shaftesbury Abbey/BNPS

Cabeça de pedra encontrada na Abadia de Shaftesbury, e que pode pertencer ao Rei Eduardo II

Eduardo II de Inglaterra reinou durante 20 anos em Inglaterra e a sua morte sempre foi uma incógnita. Agora, um grupo de arqueólogos encontrou uma estátua decapitada que tinha uma coroa. Os especialistas acreditam que a cabeça – de tamanho real – retrata o antigo Rei.

Uma cabeça de pedra esculpida há cerca de 700 anos foi descoberta durante uma escavação no antigo local da Abadia de Shaftesbury, em Dorset. Os arqueólogos acreditam que a cabeça de pedra representa o rei Eduardo II, que governou Inglaterra entre 1307 e 1327 num reinado bastante conturbado.

Os especialistas também suspeitam que a cabeça, que pode pertencer ao rei Eduardo II, pode ter feito parte de uma galeria de esculturas reais até então desconhecida, e que estava localizada dentro da Abadia de Shaftesbury.

A cabeça de pedra foi descoberta durante uma escavação de 6 semanas no antigo convento para descobrir as ruínas ainda enterradas no local. Os investigadores envolvidos na escavação acreditam que a cabeça de pedra pode ter sofrido danos diretos de um martelo, diz o Ati.

Julian Richards, arqueólogo que lidera as escavações, garante que “a qualidade da escultura é absolutamente impressionante. Dá até para ver as pálpebras ”. Contudo, “o resto está ligeiramente amassado, como se tivesse sido deliberadamente desfigurado, explica o investigador.

O grupo de arqueólogos ainda não tem a certeza sobre a quem pertence a cabeça, no entanto dizem que “o importante é que está a usar uma coroa, por isso certamente trata-se de uma figura real, uma estátua de um rei ou rainha. Pode ser Eduardo II, mas não temos certeza “, disse Richards.

A descoberta da cabeça de pedra real sugere a existência de uma galeria de esculturas semelhantes que retratam o antigo rei e as rainhas da Inglaterra. Além disso, os especialistas acreditam que a coleção de estátuas reais estava fechada numa ala reservada da abadia, à qual nem todos tinham aceso.

Eduardo II era o quarto filho de Eduardo I. Ficou conhecido pela turbulência política que se seguiu quando concedeu poderes ao seu suposto amante – Piers Gaveston.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.