Ronaldo Camará e Joelson Fernandes estão incluídos na lista dos “60 mais promissores do mundo” elaborada pelo jornal inglês The Guardian.
O jornal britânico The Guardian elabora anualmente uma lista com os jovens futebolistas mais promissores do mundo. Este ano, a lista conta com dois jogadores portugueses: Ronaldo Camará, do SL Benfica, e Joelson Fernandes, do Sporting CP.
Com apenas 17 anos de idade, Ronaldo Camará ainda não teve oportunidades na equipa principal dos ‘encarnados’. No entanto, tem-se destacado esta época ao serviço da equipa B, assim como já tinha feito nos escalões de formação. O médio ofensivo nasceu na Guiné-Bissau, mas mudou-se ainda em criança para Portugal.
Joelson Fernandes tem igualmente 17 anos e também nasceu na Guiné-Bissau. Ao contrário de Camará, Joelson já se mostrou pela equipa principal dos ‘leões’ na época passada, participante em quatro partidas. Os poucos minutos em que jogou foram suficientes para mostrar a qualidade deste extremo que pode alinhar em ambas as alas.
Espanha, França, Itália, Alemanha e Croácia são os países mais representados nesta lista de 60 atletas, contando com três jovens promessas cada um.
Estou mortinho por ver esse Joelson Fernandes que jogou poucos minutos em quatro partidas na montra europeia! Ah! Espera…
Tenho por hábito nunca “dizer mal” de um jogador, principalmente se tem 17 anos, é uma questão desportiva e cultural, quem não aprecia os jogadores, seja qual for o clube, não gosta de futebol, o caso da maioria dos portugueses. Estes dois fariam parte da minha listagem, mas há outros que os “The Guardian” não conhecem e existem em Portugal outros meninos, mais escondidos, mas com potencial elevado. Um deles é Hugo Félix, o mano do João e que conhecemos como “apanha-bolas” e que aos 16 tem coisas que o João não tinha na mesma idade, não ficarei admirado se nos próximos meses subir à equipa B, o que dá um certo sentido à saída de Tiago Dantas para quem conheça os dois jovens e ao clube gerir o excesso de talento que o Seixal produz.
Eu não disse mal do jogador, que nem conheço, embora ache estranho um jogador com “poucos minutos em quatro partidas” já apareça nessa lista do The Guardian. Era só uma boca ao Sporting por, depois do investimento estrambólico no treinador da equipa rival (no ano que passou), não ter conseguido entrar na Liga Europa, eliminado pelo Lask. E é como diz: tantos jovens com talento por esse país fora e limitaram-se a dois dos clubes da capital, um de cada. PS: Não sou portista 😀
Talento que o seixal produz