Googstick, uma nova forma de ler (e de fazer pesquisas no Google de textos escritos em papel)

Uma das vantagens de ler textos em equipamentos eletrónicos é que, caso haja necessidade de procurar uma palavra ou expressão que não se entenda, basta destacá-la para fazer uma rápida pesquisa no Google. A novidade é que agora é possível fazê-lo num texto escrito em papel, através da utilização do Googstick.

O utilizador deve começar por ligar o Googstick, abrir a sua tampa deslizante e, em seguida, colocá-lo na mesa mesmo acima do material de leitura. Uma ventosa na parte inferior do aparelho permite que este não caia e funcione corretamente.

Segundo o New Atlas, o Googstick pode ser utilizado sem fios, e apenas através da ligação Bluetooth a uma aplicação compatível com o smartphone iOS / Android, tablet, PC ou Mac.

À medida que o utilizador vai lendo o texto, basta apontar com o dedo para as palavras que quer ver descodificadas. A câmara do Googstick reconhece a palavra e avisa a aplicação para procurá-la no Google e na Wikipedia, mostrando assim todos os resultados no ecrã.

Uma frase inteira (ou parte de uma) também pode ser selecionada e pesquisada, bastando deslizar o dedo por baixo. Além disso, se o utilizador desejar selecionar um parágrafo inteiro e copiá-lo basta colocar um dedo indicador no início desse parágrafo e o outro dedo indicador no final.

De acordo com seus criadores, o Googstick pode criar imagens numa área do tamanho de duas folhas de papel A4, e a sua bateria pode durar até cinco horas seguidas. Atualmente a tecnologia funciona em 12 idiomas.

A produção do Googstick está a ser financiada por um projeto Kickstarter com sede na Austrália. Para já, o instrumento pode ser adquirido por 93 dólares (cerca de 78 euros) mas quando começar a ser produzido em massa deverá ter o custo de 260 dólares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.