/

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um “ano” que dura 19 horas

Universidade do Chile

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas.

Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 b, tem uma temperatura de 1.700 graus Celsius, mas ainda assim mantém a sua atmosfera.

O exoplaneta foi encontrado a 260 anos-luz da Terra, no Deserto Neptuniano, uma área com baixa densidade planetária que, por possuir corpos gasosos semelhantes a Neptuno, permite aos cientistas estudar as atmosferas planetárias e resolver alguns dos mistérios relacionados com a sua formação e evolução.

Liderada pelo astrónomo da Universidade do Chile James Jenkins, a equipa recorreu a leituras do “caçador” de exoplanetas da agência espacial norte-americana (NASA) TESS.

“É muito difícil explicar porque é que este planeta não se tornou num núcleo de rocha. Não acho que possamos encontrar muitos outros exemplos como este a orbitar outras estrelas tão brilhantes”, afirmou o líder da investigação.

O sistema ao qual pertence o LTT 9779 b tem cerca de metade da idade do Sol, isto é, cerca de 2 mil milhões de anos. A intensa radiação da estrela não deve permitir que uma atmosfera como a de Neptuno perdure por tanto tempo.

Para Jenkins, a descoberta é relevante para investigações futuras, uma vez que permitirá aos cientistas “entender muito melhor os processos químicos e físicos das atmosferas de planetas com caraterísticas semelhantes a Neptuno”.

“Vai permitir-nos aprender muito mais sobre os processos de formação e evolução dos planetas em geral (…) É um planeta muito especial”, rematou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.