/

Autoridades egípcias encontram mais 14 sarcófagos selados há 2500 anos

1

O Ministério de Antiguidades do Egito anunciou, este domingo, a descoberta de 14 sarcófagos na necrópole de Sacará, que estiveram enterrados durante 2500 anos.

De acordo com a agência France-Presse, citada pelo site Science Alert, os 14 sarcófagos foram encontrados há dois dias no mesmo local onde, na semana passada, foram descobertos outros 13 sarcófagos de madeira.

Sacará, ou Sacara, está localizada a cerca de 16 quilómetros das famosas pirâmides de Gizé. Funcionou como necrópole da antiga cidade de Mênfis, que é Património Mundial da UNESCO, e abriga a pirâmide de Djoser.

Fotografias destes caixões de madeira, ainda bem preservados, mostram pinturas ornamentadas, com linhas acastanhadas e azuis, bem como pictóricos hieróglifos.

O ministério egípcio revelou que estão a ser planeadas mais escavações, dada a expectativa de serem encontrados outros sarcófagos no mesmo local arqueológico.

Num vídeo partilhado nas redes sociais a anunciar as novidades, o ministro do Turismo e das Antiguidades, Khaled al-Anani, disse que as recentes descobertas em Sacará são “apenas o começo”.

O Egito tem procurado promover as suas descobertas arqueológicas em todo o país numa tentativa de reavivar o turismo, setor que sofreu com as restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Em julho, as autoridades reabriram as pirâmides de Gizé e outros sítios arqueológicos, após três meses encerrados.

Desde o início da pandemia, o Egito registou mais de 102 mil casos de infeção e 5770 mortes.

ZAP //

1 Comment

  1. Mas não mexam nisso!!! Não é ano para isso. Devolvam tudo para o lugar, coloquem suas máscaras e vão para o botequim tomar cerveja. Mas não abram essaporra!!! Hehehehehe.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.