Cobra de 62 anos pôs 7 ovos apesar de não ter contacto com machos há 20 anos

Chawna Schuette / Zoológico de St Louis

A cobra que pôs sete ovos no Zoológico de St. Louis, no Missouri, EUA

Com 62 anos, esta é a cobra mais velha de sempre a pôr ovos.  Mas a grande novidade não é sequer essa, pois, apesar de continuar a reproduzir, a última vez que o animal esteve em contacto com um macho da espécie foi em 1990.

Uma cobra em cativeiro pôs 7 ovos, apesar de não ter contacto com qualquer macho há mais de duas décadas. O caricato caso aconteceu no jardim zoológico de St. Louis, no Missouri, Estados Unidos, e está a intrigar os investigadores.

Para além de não ter sido fertilizada recentemente, esta pitão-real bateu um recorde de longevidade, uma vez que foi capaz de gerar crias até tarde. A cobra já tem 62 anos, mais de o dobro da esperança média de vida para esta espécie.

Supostamente, e de acordo com os especialistas, com esta idade, a cobra já não devia ser capaz de pôr ovos. Mas as fêmeas desta espécie “têm capacidade de se reproduzir sem ajuda de machos, apesar de ser pouco habitual”, explica Mark Wanner, responsável pelo departamento de herpetologia do zoo de St. Louis.

Citado pela Associated Press, o especialista no estudo de répteis e anfíbios explica que por vezes as cobras armazenam esperma para adiar a fertilização, mas não durante tantos anos, como aconteceu neste caso. O investigador garante que esta é “definitivamente a cobra mais velha que conhecemos na história a pôr ovos”, sendo também a mais velha a viver em cativeiro num jardim zoológico.

Dos sete ovos que a pitão pôs no dia 23 de julho, três permanecem numa incubadora, dois foram usados para testes genéticos e os outros dois não sobreviveram.

A única cobra Pitão-real macho no jardim zoológico de St. Louis tem 31 anos e não está no mesmo viveiro que a fêmea. Nenhuma das duas está exposta ao público. A cobra foi oferecida ao jardim zoológico em 1961, quando tinha apenas três anos de idade. A última vez que esteve em contacto com machos da espécie foi em 1990.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.