Cobra de 62 anos pôs 7 ovos apesar de não ter contacto com machos há 20 anos

Chawna Schuette / Zoológico de St Louis

A cobra que pôs sete ovos no Zoológico de St. Louis, no Missouri, EUA

Com 62 anos, esta é a cobra mais velha de sempre a pôr ovos.  Mas a grande novidade não é sequer essa, pois, apesar de continuar a reproduzir, a última vez que o animal esteve em contacto com um macho da espécie foi em 1990.

Uma cobra em cativeiro pôs 7 ovos, apesar de não ter contacto com qualquer macho há mais de duas décadas. O caricato caso aconteceu no jardim zoológico de St. Louis, no Missouri, Estados Unidos, e está a intrigar os investigadores.

Para além de não ter sido fertilizada recentemente, esta pitão-real bateu um recorde de longevidade, uma vez que foi capaz de gerar crias até tarde. A cobra já tem 62 anos, mais de o dobro da esperança média de vida para esta espécie.

Supostamente, e de acordo com os especialistas, com esta idade, a cobra já não devia ser capaz de pôr ovos. Mas as fêmeas desta espécie “têm capacidade de se reproduzir sem ajuda de machos, apesar de ser pouco habitual”, explica Mark Wanner, responsável pelo departamento de herpetologia do zoo de St. Louis.

Citado pela Associated Press, o especialista no estudo de répteis e anfíbios explica que por vezes as cobras armazenam esperma para adiar a fertilização, mas não durante tantos anos, como aconteceu neste caso. O investigador garante que esta é “definitivamente a cobra mais velha que conhecemos na história a pôr ovos”, sendo também a mais velha a viver em cativeiro num jardim zoológico.

Dos sete ovos que a pitão pôs no dia 23 de julho, três permanecem numa incubadora, dois foram usados para testes genéticos e os outros dois não sobreviveram.

A única cobra Pitão-real macho no jardim zoológico de St. Louis tem 31 anos e não está no mesmo viveiro que a fêmea. Nenhuma das duas está exposta ao público. A cobra foi oferecida ao jardim zoológico em 1961, quando tinha apenas três anos de idade. A última vez que esteve em contacto com machos da espécie foi em 1990.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …

Marcelo começa a despedir-se da emergência e passa a bola ao Governo

Depois do 15.º estado de emergência e com a situação mais controlada, o Presidente da República entende que o ideal é o Governo começar a procurar alternativas legais. Marcelo Rebelo de Sousa espera que o 15.º …

EDP abdicou de decisão do Fisco antes de vender barragens

A EDP abdicou de uma prerrogativa prevista na lei que permitia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abrir um procedimento de inspeção prévio antes de concluir a venda das seis barragens ao consórcio francês da …

O chapim-real tem uma cultura (e os "imigrantes" mudam-na para melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Konstanz e do Instituto Max Planck, na Alemanha, descobriu que os chapins-reais são capazes de mudar a sua cultura para se tornarem mais eficientes. Nos animais, "cultura" é qualquer comportamento …

Cabrita promete "as mais profundas transformações" na PSP, GNR e SEF

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que as reformas que o Governo está a fazer na PSP, GNR e SEF são "as mais profundas transformações" realizadas nas forças de segurança "desde há …

Medina diz que o comportamento de Sócrates "corrói o funcionamento da vida democrática"

Os dirigentes socialistas têm estado num silêncio sobre o caso José Sócrates. Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, reagiu, afirmando que a acusação do juiz de instrução Ivo Rosa é de "enorme gravidade …

Investigadores da Microsoft sugerem que todo o Universo é um "computador autodidata"

Uma equipa de físicos teóricos, que estão a trabalhar com a Microsoft, acredita que todo o Universo é um sistema de autoaprendizagem de leis evolutivas. Chamado de "The Autodidactic Universe" ("O Universo Autodidata"), o artigo argumenta …

Marte não secou de uma vez. Em vez disso, passou por vários ciclos de "vida e morte"

As preciosas capturas da Curiosity no Monte Sharp, localizado dentro da cratera Gale, permitiram aos cientistas identificar as condições climáticas de Marte no passado. Tudo graças às assinaturas que deixaram nas rochas e que agora …