/

Clamídia é uma das causas de morte de coalas na Austrália. Cientistas identificaram um tratamento eficaz

Erik Veland / Wikimedia

Cientistas identificaram um tratamento eficaz, e com poucos efeitos colaterais, para ajudar coalas com clamídia, infeção sexualmente transmissível.

A clamídia, infeção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, é uma das principais causas de morte da população de coalas da Austrália.

Os antibióticos usados para tratar esta infeção em humanos também funcionam com os coalas, mas a sua taxa de sucesso varia. Além disso, alguns deles produzem efeitos colaterais que podem ser prejudiciais para estes animais, como perturbar os micróbios intestinais que lhes permitem digerir folhas de eucalipto, um dos alimentos mais comuns da sua dieta.

Mas, agora, conta o site Live Science, uma nova investigação, liderada por Elliot Grossman, estudante da Escola Veterinária Cummings, da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, identificou um antibiótico que pode controlar a infeção nestes marsupiais, e com poucos efeitos colaterais associados.

O investigador analisou 311 casos de coalas com clamídia, observando como os animais responderam aos dois antibióticos geralmente administrados aos coalas com clamídia: cloranfenicol e doxiciclina.

Quando os coalas receberam cloranfenicol, o tratamento era mais propenso a falhar. Os animais, por vezes, também tinham diarreia, infeções fúngicas, depressão, desidratação e disfunção da medula óssea, explica Grossman num comunicado.

Por outro lado, a doxiciclina revelou não só ser um tratamento mais confiável, como também produziu menos efeitos colaterais.

Em declarações ao mesmo site, um representante da universidade norte-americana declarou que os investigadores estão, neste momento, a finalizar um manuscrito sobre estes resultados. Porém, as suas conclusões já estão a fazer a diferença.

“Centenas de coalas em toda a Austrália beneficiaram desta pesquisa, que indicou que a doxiciclina é, atualmente, um antibiótico melhor para tratar coalas com clamidiose do que o cloranfenicol amplamente usado anteriormente”, destaca Rosie Booth, diretora do Australia Zoo Wildlife Hospital.

Neste hospital, na cidade de Beerwah, todos os anos, são tratados cerca de 300 a 500 coalas, sendo que 40% estão infetados com clamídia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.