Relógio clássico transformado num smartwatch. Faz pagamentos e abre portas

Um entusiasta da tecnologia modificou um relógio de pulso Casio F-91W, transformando-o num dispositivo inteligente com várias funções modernas.

O autor da modificação, que se dá pelo nome NODE, partilhou no mês passado detalhes do protótipo no seu site e num vídeo no seu canal no YouTube. O seu esforço visa tornar um relógio clássico mais “funcional e atraente”, de acordo com o Russia Today.

Para tal, o entusiasta de tecnologia começou por substituir a sua parte frontal por uma totalmente preta, conferindo-lhe um design minimalista. O acrílico cortado a laser com milímetros de espessura pode ser de qualquer cor com designs personalizados.

Dentro do relógio, NODE colocou uma placa de circuito impresso que atua como uma antena para um chip NFC (near field communication), que permite a troca de dados entre dispositivos próximos. Com este recurso, o relógio não requer bateria porque pode ser alimentado sem fios, por exemplo, através de um telefone ou tablet.

No aparelho também foi inserido um chip de 8 kilobytes que, segundo NODE, permite a partilha de chaves públicas de criptografia.

Um espaço vazio dentro da caixa do relógio — que não é ocupado por nenhum componente— permite a incorporação de uma variedade de chips, inclusive um que dá a possibilidade de fazer pagamentos bancários contactless ou abrir portas com um sistema de acesso eletrónico.

No verso, por baixo da tampa traseira, foi incorporado um leitor de microSD, o que confere ao dispositivo uma enorme capacidade de armazenamento de dados, tendo em conta que já existem cartões com mais de 500 GB.

O entusiasta nomeou o relógio Data Runner, não só pelo aumento da memória, mas como uma homenagem ao filme de 1995 “Johnny Mnemonic”, em que o protagonista tem um implante cerebral capaz de armazenar 160 GB de dados.

O criador pretende conseguir um adaptador que inclua todas as funções para evitar modificações reais e que qualquer pessoa o possa instalar. Isso envolveria uma placa com uma antena, os contactos dos chips, o leitor micro SD e um botão para ligar e desligar a função NFC.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.