Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser agora o lugar perfeito para uma nostálgica festa pijama dos anos 90.
Quem nasceu antes de 2000 tem (quase) a obrigação de se lembrar da Blockbuster. A empresa foi criada em 1985 e revolucionou o setor do entretenimento, tendo chegado a ter milhares de lojas abertas em todo o mundo.
Surgiu uma oportunidade de reviver a nostalgia de alugar um filme. A última loja Blockbuster no mundo é agora um Airbnb e pode ser alugada por apenas 4 dólares (cerca de 3,40 euros) por noite, apenas um dólar a mais do que custava alugar um filme.
A gerente, Sandi Harding, oferece a possibilidade de fazer três reservas numa noite como forma de agradecer à comunidade local o apoio dado nos últimos tempos à loja. “Esta festa pijama de fim de verão irá oferecer aos amantes de cinema a oportunidade de uma estadia para reviver a tradição passada de sexta-feira à noite, exatamente como a lembramos “, conta em comunicado à imprensa.
Os residentes de Deschutes, no Oregon, onde se situa a loja, podem reservar a estadia a partir de 17 de agosto para os dias 18, 19, e 20 de setembro. Os hóspedes vão poder ter a loja Blockbuster disponível só para eles, tendo em conta as medidas de distanciamento social implementadas devido à Covid-19. Ainda assim, as tradições são para cumprir, e por isso os habituais doces irão estar à disposição.
Harding está entusiasmada com o conceito que criou, e já deixa algumas sugestões que suscitam a curiosidade: “Criamos o espaço perfeito com um sofá-cama, puffs e almofadas para que os hóspedes se possam sentir em casa. Abrir dois litros de Pepsi, descobrir o futuro num jogo de MASH ou assistir a filme após filme”. Estes rituais são bem conhecidos pelos amantes da Blockbuster.
De acordo com o Mashable, a loja manteve-se aberta durante o período de pandemia, apesar de todos os constrangimentos ao seu funcionamento. Tornou-se a última do seu tipo, após o encerramento definitivo das lojas do Alasca e da Austrália.
Em maio, a gerente da loja contou à Vice: “Recebi uma cliente que entrou e disse-me: “Estou muito feliz pela loja estar aberta, porque não conseguia continuar a percorrer o Netflix”. Harding mostra-se realmente orgulhosa de, em pleno século XXI, a Blockbuster ainda fazer a diferença na vida de alguns habitantes da cidade.
A empresa americana entrou em declínio devido à inovação no mercado do entretenimento, que não conseguiu acompanhar. A Netflix “passou a perna” à Blockbuster ao iniciar o seu serviço de streaming, que hoje em dia é o mais utilizado em todo o mundo para aceder a filmes e séries.