/

Humanos já atiram flechas envenenadas há mais de 70 mil anos

1

(dr) Lombard, J. Archaeol. Sci. Rep, 2020 / KwaZulu-Natal Museum

Kit de caça com 150 anos dos povos Sãs

Um novo estudo científico sugere que os humanos já atiravam flechas envenenadas, para se defender ou caçar, há 72 mil anos.

De acordo com o site Science Alert, algumas das primeiras evidências do uso de veneno são traços de ricina em aplicadores de madeira, com 24 mil anos, encontrados na Border Cave, uma caverna na África do Sul.

Porém, os arqueólogos há muito suspeitam que esta técnica de caça é muito mais antiga e, agora, novas evidências sugerem que os humanos têm atirado flechas envenenadas nos últimos 72 mil anos.

Num novo estudo, publicado, no dia 24 de julho, na revista científica Journal of Archaeological Science: Reports, a arqueóloga Marlize Lombard, da Universidade de Joanesburgo, examinou as propriedades de conhecidas flechas envenenadas, comparando-as com outras que não tinham veneno, analisando 128 flechas com ponta de osso.

A investigadora decidiu concentrar a sua pesquisa em flechas com ponta de osso porque muitos trabalhos anteriores focaram-se apenas nas flechas com ponta de pedra, visto serem aquelas que mais se encontram preservadas. Lombard avaliou também 306 setas de ponta óssea da Idade da Pedra Tardia.

Seis das flechas com ponta de osso datavam entre 72 mil a 80 mil anos, sendo da Caverna Blombos, também na África do Sul. Três destas têm propriedades consistentes com pontas de flechas envenenadas.

Outro dos pontos ósseos encontrados nas cavernas do rio Klasies, com mais de 60 mil anos, também apresentou microfissuras, que são consistentes com o uso como flecha. Esta tinha um resíduo preto que Lombard e outros cientistas suspeitam ser veneno, cola ou mesmo ambos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.