//

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para “matar” tempo durante o regresso à Terra

(h) EPA/SpaceX

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico.

Antes de amarar este domingo no Golfo do México, os dois astronautas da NASA pregaram algumas partidas telefónicas via satélite para “matar” o tempo no regresso à Terra.

As chamadas, feitas em tom de brincadeira, foram realizadas enquanto as equipas de recuperação da NASA inspecionavam a cápsula Crew Dragon, detalha o portal Space.com.

Ao todo, são 19 as horas que separam a Estação Espacial Internacional (EEI), onde acoplaram com sucesso a 31 de maio e partiram depois na viagem de regresso neste domingo, 2 de agosto, do planeta Terra.

“Há cinco horas, estávamos numa nave espacial (…) a fazer brincadeiras telefónicas por satélite com que tivéssemos contacto. Foi bastante divertido”, admitiu Doug Hurley durante uma cerimonia de boas-vindas que decorreu em Houston, no estado do Texas, citado pelo jornal norte-americano The New York Times.

O diretor de voo da NASA, Anthony Vareha, confirmou, na sua conta pessoal na rede social Twitter, que recebeu uma chamada de Bob Behnken e Doug Hurley.

“Recebi uma dessas chamadas no painel de controlo do diretor de voo. Começou com uma linha de abertura do género: ‘Olá, daqui é o Doug e o Bob e estamos no oceano’. Acho que a minha resposta foi: ‘Sim, eu posso ver isso”.

A esposa de Bob Behnken, Megan McArthur, que também é astronauta da agência espacial norte-americana, também recebeu uma destas chamadas.

A cápsula Dragon amarou este domingo no Golfo do México com os dois astronautas, concluindo o primeiro voo espacial privado a colocar pessoas em órbita.

Tal como mencionado anteriormente, este foi um voo duplamente histórico: a Space X do multimilionário Elon Musk fez o seu primeiro voo tripulado, ao passo que a agência espacial norte-americana marcou o fim do contrato dos Estados Unidos com a Rússia para fazer o transporte dos seus astronautas até à estação orbital.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.