Juan Carlos I comunicou ao Rei que vai viver para fora de Espanha

1

Paco Campos / EPA

O Rei Emérito de Espanha, Juan Carlos, com o filho, Rei Felipe VI de Espanha

O rei emérito de Espanha comunicou ao seu filho, esta segunda-feira, que decidiu deixar Espanha e escolher outro país para viver, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais.

Numa declaração, o rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, explica que enviou, hoje, uma carta ao filho a comunicar a decisão, que garante que tomou “com profundo sentimento, mas com grande serenidade”.

Juan Carlos diz que pretende facilitar o exercício das funções de Filipe VI, pelo que deixará de viver no Palácio da Zarzuela e sai de Espanha, perante “a repercussão pública” de “certos eventos do passado”.

“Agora, guiado pela convicção de prestar o melhor serviço aos espanhóis, às suas instituições e a ti como Rei, comunico-te a minha ponderada decisão de me trasladar, nesta altura, para fora de Espanha”, cita o jornal online Observador.

Em junho, o Supremo Tribunal espanhol decidiu investigar as suspeitas de delito de corrupção do rei emérito na construção do comboio de alta velocidade entre Medina e Meca, na Arábia Saudita.

No ano passado, o antigo monarca, de 82 anos, também já tinha anunciado que iria deixar de exercer atividades institucionais e que iria abandonar a vida pública, cinco anos depois de ter abdicado da coroa em favor do filho.

Juan Carlos, que viveu em Portugal quando era jovem, foi o primeiro rei após a ditadura franquista e um artífice essencial na transição espanhola da ditadura para a democracia a partir de 1977.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. O Rei emérito num ato de heroísmo e orgulho pátrio comunica ao filho, Rei de todas as Espanhas – Filipe VI, a sua saída da Espanha e deixando a companhia no Palácio da Zarzuela. Que beleza de comunicação ! E vai morar em outro paraiso , juntamente, com uma linda “leoa” nas afrodisíacas terras caribenhas. Bem pertinho de outro paraiso , famoso pelas facilidades fiscais – Bahamas. E nunca mais e jamais os safaris em terras sulaafricanas. Seus tiros serão dados a beira-mar num sol escaldante do Caribe. Vivas ao Rei., vivaaa…. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.