/

Descoberta igreja perto do bíblico Monte Tabor, onde Jesus foi transfigurado

Autoridade de Antiguidades de Israel

A autoridade arqueológica de Israel anunciou a descoberta dos restos de uma igreja com 1.300 anos perto do Monte Tabor, o bíblico Monte da Transfiguração, onde, segundo a tradição cristã, Jesus começou a brilhar com raios de luz e falou com os profetas Moisés e Elias.

A igreja foi descoberta durante uma escavação para a construção de uma parque infantil municipal no que é hoje a cidade de Kfar Kama.

De acordo com o jornal espanhol ABC, o arqueólogo Nurit Feig, da Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) e diretor da escavação, o edifício tem cerca de 430 metros quadrados e possui um grande pátio, um vertíbulo e um salão central.

Ao contrário de outras construções deste género, esta igreja tinha três absides em vez de um. Outras características notáveis ​​são os seus mosaicos, um pequeno medalhão de pedra para preservar objetos sagrados e uma decoração colorida que incorpora formas geométricas e padrões florais azuis, pretos e vermelhos.

De acordo com um comunicado, também foram descobertas várias salas adjacentes à igreja, que continuarão a ser escavadas e que poderão ser os restos de um mosteiro.

“A nossa investigação está a tentar encontrar a conexão entre a cidade e o interior”, disse Moti Aviam, do Kinneret Academic College, citado pelo The Times of Israel. “Se Kfar Kama na antiguidade era uma cidade importante, qual é a conexão com as aldeias ao redor? Qual é a conexão da cidade com os monges?”

Esta descoberta enfatiza a importância da vila cristã estabelecida no período bizantino perto do Monte Tabor, onde, de acordo com a tradição cristã, Jesus foi transfigurado.

“E cerca de oito dias depois dessas palavras, Jesus levou Pedro, João e Tiago com ele e subiu a montanha para orar. E enquanto rezava, a aparência do seu rosto ficou brilhante e o seu vestido brilhava de branco. E eis que havia dois homens que estavam a conversas com ele, que eram Moisés e Elias, que apareceram cercados de glória”, lê-se no Evangelho segundo São Lucas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.