A autoridade arqueológica de Israel anunciou a descoberta dos restos de uma igreja com 1.300 anos perto do Monte Tabor, o bíblico Monte da Transfiguração, onde, segundo a tradição cristã, Jesus começou a brilhar com raios de luz e falou com os profetas Moisés e Elias.
A igreja foi descoberta durante uma escavação para a construção de uma parque infantil municipal no que é hoje a cidade de Kfar Kama.
De acordo com o jornal espanhol ABC, o arqueólogo Nurit Feig, da Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) e diretor da escavação, o edifício tem cerca de 430 metros quadrados e possui um grande pátio, um vertíbulo e um salão central.
Ao contrário de outras construções deste género, esta igreja tinha três absides em vez de um. Outras características notáveis são os seus mosaicos, um pequeno medalhão de pedra para preservar objetos sagrados e uma decoração colorida que incorpora formas geométricas e padrões florais azuis, pretos e vermelhos.
De acordo com um comunicado, também foram descobertas várias salas adjacentes à igreja, que continuarão a ser escavadas e que poderão ser os restos de um mosteiro.
“A nossa investigação está a tentar encontrar a conexão entre a cidade e o interior”, disse Moti Aviam, do Kinneret Academic College, citado pelo The Times of Israel. “Se Kfar Kama na antiguidade era uma cidade importante, qual é a conexão com as aldeias ao redor? Qual é a conexão da cidade com os monges?”
Esta descoberta enfatiza a importância da vila cristã estabelecida no período bizantino perto do Monte Tabor, onde, de acordo com a tradição cristã, Jesus foi transfigurado.
“E cerca de oito dias depois dessas palavras, Jesus levou Pedro, João e Tiago com ele e subiu a montanha para orar. E enquanto rezava, a aparência do seu rosto ficou brilhante e o seu vestido brilhava de branco. E eis que havia dois homens que estavam a conversas com ele, que eram Moisés e Elias, que apareceram cercados de glória”, lê-se no Evangelho segundo São Lucas.