/

As sociedades das baleias-brancas são quase tão complexas como as nossas

Tiffany Terry / Flickr

Uma baleia beluga do Ártico

Uma nova investigação mostra que as estruturas sociais da baleia-branca são bastante mais complexas do que se pensava.

De acordo com o site Science Alert, investigadores descobriram que as baleias-brancas (Delphinapterus leucas) espalhadas pelo Ártico, também chamadas belugas, dão-se de uma forma muito mais diversificada do que outras espécies de baleias.

A investigação, liderada pelo Instituto Oceanográfico Harbor Branch, da Florida Atlantic University, confirma as suspeitas de que estes animais interagem regularmente com o lado da família da mãe.

O que os investigadores não estavam à espera eram as frequentes associações com o lado do pai, ou o relacionamento íntimo com primos, ou, ainda mais surpreendente, redes de indivíduos sem nenhuma relação genética próxima.

Além disso, escreve o mesmo site, as belugas também mostraram ser dinâmicas, através de padrões variáveis de interação que variavam de associações de curta duração a afiliações de vários anos.

“Esta pesquisa irá melhorar a nossa compreensão sobre o porquê de algumas espécies serem sociais, como diferentes indivíduos aprendem com os membros do grupo e como as culturas animais emergem”, diz Greg O’Corry‑Crowe, biólogo marinho e investigador principal do estudo publicado na revista científica Scientific Reports.

“Também tem implicações para as tradicionais explicações baseadas em cuidados matrilineares para uma característica muito rara na natureza, a menopausa, que só foi documentada em certos mamíferos, incluindo baleias beluga e humanos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.