/

Descobrem que a atmosfera da Terra “toca” como um sino. Laplace já sabia (há dois séculos)

2

NASA / Wikimedia

Uma nova investigação levada a cabo por Kevin Hamilton e Takatoshi Sakazaki concluiu que a atmosfera da Terra pode “ecoar” como um sino.

As poderosas ondas que surgem nos céus devido à pressão da atmosfera podem harmonizar-se, criando ressonância, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelos cientistas Kevin Hamilton, da Universidade do Hawai em Manoa (Estados Unidos), e Takatoshi Sakazaki, da Unidersity de Kyoto, (Japão).

Toda a atmosfera reverbera de forma semelhante às ondas sonoras no interior de um sino, concluíram os cientistas no novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Journal of the Atmospheric Sciences.

Em comunicado esta semana divulgado, os especialistas sublinham que a “música” da atmosfera terrestres não pode ser ouvida, mas assume-se sob a forma de ondas de pressão atmosférica em larga escala que circundam o nosso planeta ao mover-se em torno do Equador, algumas para leste e outras ainda para oeste.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas estudaram estatísticas de pressão atmosférica de um período de 38 anos registado no banco de dados meteorológico ERA5.

Os cientistas descobriram que quando as ondas se movem pelo ar a uma certa altura e velocidade, estas ressoam com a atmosfera, criando um fenómeno semelhante à forma como as ondas sonoras reverberam no interior de um sino.

As descobertas de Hamilton e Sakazaki confirmam a teoria das oscilações globais, cujas raízes remontam a uma obra do século XIX do físico e matemático francês Pierre-Simon Laplace, pode ler-se ainda no mesmo comunicado.

“As frequências e padrões mundiais que observamos combinam muito bem com os [resultados] previstos teoricamente. É emocionante ver como a visão de Laplace e de outros físicos pioneiros é totalmente confirmada dois séculos depois”.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.