A tartaruga gigante macho entrou oficialmente na reforma, esta segunda-feira, tendo sido devolvida à natureza nas Ilhas Galápagos.
De acordo com a rádio TSF, que cita a agência AFP, a tartaruga gigante Diego foi, esta segunda-feira, devolvida à natureza, nas Ilhas Galápagos, no Equador.
Há 50 anos, numa altura em que existiam apenas dois machos e doze tartarugas fêmeas da sua espécie, Chelonoidis hoodensis, Diego entrou num programa de reprodução na ilha de Santa Cruz, junto à costa da Califórnia, nos EUA.
A tartaruga centenária contribuiu para que a população da sua espécie chegasse aos dois mil espécimes. Estima-se que seja o pai de, pelo menos, 40% das crias que estão na ilha Espanhola, isto é, cerca de 800 tartarugas.
Em janeiro, o Diário de Notícias adiantou que, para além de Diego, o fim do programa incluía a devolução dos outros 14 adultos reprodutores, com os quais o parque iniciou o programa de reprodução em meados da década de 1960.
O Parque Nacional Galápagos vai manter o programa de reprodução em cativeiro para outras quatro espécies das ilhas Floreana, São Cristóvão e Isabela, que integram o arquipélago.
Este garanhão, ganhou bem a sua liberdade !!!………. boas Ferias Diego !