/

Pílula afeta a “hormona do amor” (e isso pode explicar as alterações de humor)

Embora a pílula seja um dos métodos contracetivos mais eficazes nos dias que correm, as mulheres que a tomam também sabem que esta tem vários efeitos colaterais associados, nomeadamente alterações de humor.

Um novo estudo publicado, a 19 de maio, na revista científica Scientific Reports sugere que estas mudanças emocionais podem estar relacionadas com o impacto da pílula nos níveis da ocitocina, a chamada “hormona do amor”.

“A ocitocina é uma hormona encontrada naturalmente no corpo e é expelida durante as sugestões sociais e ligações sociais, reforçando o comportamento social”, afirma em comunicado Michael Winterdahl, professor associado da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e autor principal do estudo, citado pelo site IFLScience.

“O nosso estudo apresenta, pela primeira vez, evidências de mudanças nos níveis da ocitocina em resposta ao controlo da natalidade, fornecendo um mecanismo pelo qual algumas mulheres experimentam alterações de humor”, acrescenta.

Ao analisar amostras de sangue de 185 mulheres jovens (idade média de 21,2 anos) dos Estados Unidos, a equipa determinou que as que tomavam pílulas anticoncecionais tinham um nível significativamente maior da hormona do que aquelas que não tomavam.

Embora se tenha demonstrado anteriormente que a ocitocina reduz a ansiedade, a presença sustentada desta hormona pode ter efeitos negativos na vida emocional de uma mulher.

“Um nível constantemente elevado de ocitocina pode significar que não é expelido na mesma dinâmica que em condições normais. São precisamente essas dinâmicas que são importantes para as nossas vidas emocionais. Isto pode explicar porque é que sentimentos como proximidade, apego e amor parecem alterar-se em algumas mulheres que tomam a pílula”, explica Winterdahl.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.