//

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina.

A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que pode ser usada como marcador para condições médicas como a anemia ou lesões nos rins. Analisando os níveis desta proteína, via smartphone, a equipa de investigadores espera oferecer um novo método, menos invasivo, que pode ser usado em diversas áreas de desenvolvimento.

A tecnologia baseia-se no uso de um algoritmo recém-desenvolvido que consegue transformar fotografias de baixa resolução em sinais espectrais digitais de alta resolução. Depois, um outro algoritmo analisa esses sinais para avaliar os níveis de hemoglobina.

O objetivo “é obter um espectro de cores usando uma simples fotografia. Um espectro fornece vários pontos de dados, o que aumenta a probabilidade de encontrar informações significativas altamente correlacionadas com o nível de hemoglobina no sangue”, explicou o investigador Sang Mok Park, citado pelo New Atlas.

Os cientistas, liderados por Young Kim, da Universidade Purdue, estão a adaptar este software para que consiga funcionar como uma simples aplicação para smartphone, sem precisar de hardware adicional. O artigo científico com os resultados foi publicado recentemente na Optica.

A câmara pode ser usada para tirar uma fotografia da pálpebra interna de uma pessoa que, posteriormente, um médico avalia para medir a vermelhidão em pacientes com anemia. “Esta tecnologia não substitui um exame ao sangue convencional, mas fornece uma imediata contagem de hemoglobina, não invasiva e em tempo real”, esclareceu Kim.

Apesar de, atualmente, o software requerer um computador para operar, os investigadores esperam que, no futuro, seja incorporado numa aplicação para smartphones. Esta solução portátil seria valiosa, principalmente em países em desenvolvimento, não apenas para detetar anemia como outras condições associadas aos níveis de hemoglobina no sangue.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.