/

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a “mãe” do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble.

A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, – o Wide Field Infrared Survey Telescope (WFIRST) – em homenagem a Nancy Grace Roman, a primeira astrónoma chefe da agência espacial norte-americana que abriu o caminho para os telescópios espaciais.

O Telescópio Espacial Roman será lançado em meados da década de 2020 e terá como principal missão a investigação de mistérios astronómicos persistentes, como a força por trás da expansão do Universo ou a matéria escura. Além disso, partirá em busca de planetas distantes além do nosso Sistema Solar, avança o Europa Press.

O telescópio possui um espelho primário com 2,4 metros de diâmetro e dois instrumentos: um instrumento de campo amplo, que terá um campo de visão 100 vezes maior do que o do Hubble, e um de coronografia.

Roman, considerada a “mãe” do Telescópio Espacial Hubble, lançado há 30 anos, defendeu incansavelmente o desenvolvimento de novas ferramentas que permitiriam aos cientistas estudar o Universo mais amplo a partir do Espaço.

Ativista pela igualdade de direitos das mulheres, a astrónoma tornou-se conhecida por ser a primeira mulher na NASA a ocupar um cargo executivo, além de ser a responsável pela maior parte do planeamento do Hubble. Quando faleceu, em 2018, deixou um tremendo legado na comunidade científica.

“Devido à liderança e visão de Nancy Grace Roman, a NASA foi pioneira na astrofísica e lançou o Hubble, o telescópio espacial mais poderoso e produtivo do mundo”, afirmou o administrador da agência espacial, Jim Bridenstine, em comunicado.

Não consigo pensar num nome melhor para o WFIRST, que será o sucessor dos telescópios Hubble e Webb da NASA.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.