/

Descobertas raras estatuetas numa cidade bíblica onde se refugiou o rei David

1

The Hebrew University of Jerusalem

Uma equipa de arqueólogos da Universidade Macquaire, em Israel, descobriu estatuetas raras na cidade perdida de Khirbet el-Rai, provavelmente ligada ao lendário rei David.

Entre os objetos encontrados estão uma estátua do deus cananeu Baal e uma estatueta de um bezerro de bronze, além de duas focas e pratos de barro do século XII. C. Os objetos têm cerca de 3.000 anos de idade.

“Quando começamos uma escavação arqueológica, temos grandes esperanças e baixas expetativas, mas é claro que é maravilhoso descobrir algo interessante”, disse Gil Davis, diretor do Programa Israel Antigo da Universidade Macquaire, em comunicado. “Sonhamos em fazer descobertas que mudam a nossa compreensão de grande parte do passado”.

Os tesouros foram encontrados em diferentes partes do sítio arqueológico e datam da fundação canaanita da cidade e do período do reinado dos filisteus e da fundação do Reino de Israel.

Os investigadores encontraram vestígios de um poderoso incêndio, reforçando a sua hipótese de que poderia ser a antiga cidade fiiisteia de Ziklag, mencionada na bíblia em particular no livro de Samuel.

Segundo a bíblia, o rei filisteu Aquis de Gat entregou a cidade a David, famoso por derrotar o gigante guerreiro Golias. Após a morte do rei israelita Saul, David tornou-se monarca de Hebrom, mas também continuou a reinar em Ziklag, que acabou por se tornar uma das cidades mais importantes do Reino de Israel.

Os especialistas tinham 12 locais possíveis da cidade, até que, em 2018, concluíram que Ziklag é Khirbet el-Rai. Segundo eles, as novas descobertas confirmam que o local descoberto é a cidade do rei David.

Durante a escavação, foram descobertos restos de edifícios, num dos quais foi encontrada uma sala cheia de ossos queimados e objetos de culto.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.