/

Golfinhos machos “cantam” juntos para seduzir fêmeas

Serguei S. Dukachev / Wikimedia

Golfinhos roaz-do-índico (Tursiops aduncus)

Um novo estudo científico sugere que os golfinhos machos “cantam” todos juntos, de forma síncrona, para seduzirem as fêmeas a ter relações sexuais.

De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram várias gravações de “pops” — vocalizações que estes animais fazem durante os rituais de acasalamento — de golfinhos roaz-do-índico machos que vivem na baía Shark, na Austrália.

Os que incluíam mais de um macho tinham tendência para serem mais longos do que as “performances” a solo e continham mais sobreposições entre golfinhos do que seria esperado — a sobreposição foi, em média, de 83%.

Os cientistas descobriram que os golfinhos que colaboravam entre si sincronizavam-se em ritmos de 600 batimentos por minuto (BPM), ultrapassando os seres humanos, que conseguem sincronizar-se confortavelmente até cerca de 200 BPM.

Os autores do estudo, publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B, dizem que pode haver um fator externo ainda desconhecido que leva estes animais a vocalizarem desta forma, embora considerem que isso seja improvável.

Em vez disso, a equipa supõe que o canto síncrono possa ser resultado das hormonas, especificamente a ocitocina, que forja a confiança e a cooperação entre animais como, por exemplo, suricatas e focas-cinzentas, mas não em golfinhos.

“Fora os humanos, são poucos os animais que coordenam os sinais vocais e o movimento físico quando trabalham juntos. Neste estudo mostramos que os golfinhos machos não apenas sincronizam os seus movimentos, como também coordenam o seu comportamento vocal ao cooperar em alianças”, afirma à revista Stephanie King, investigadora da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e autora principal do estudo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.