/

Supercondutividade identificada pela primeira vez em meteoritos

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas encontrou materiais supercondutores na composição de dois meteoritos que chegaram até à Terra.

Pesquisas anteriores davam já conta que os meteoritos podem ser mais do que “lixo espacial” que cai do céu. Foram já relatadas possíveis proteínas extraterrestres e minerais nunca antes vistos nestes corpos, tal como refere o portal Science Alert.

Agora, e pela primeira vez, cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, encontraram grãos super-condutores, isto é, materiais capazes de garantir na perfeição a condutividade elétrica, no interior de dois meteoritos.

Depois de investigarem fragmentos oriundos de 15 fragmentos diferentes, a equipa encontrou supercondutividade em dois destes corpos: no meteorito de ferro Mundrabilla, um dos maiores já encontrados, descoberto em meados de 1991 na Austrália e no asteróide de ureilito GRA 95205, localizado na Antártida há 25 anos.

De acordo com a análise levada a cabo, ambos os meteoritos contêm pequenas quantidades de grãos super-condutores extraterrestres.

Na Terra, a supercondutividade é rara em materiais naturais que não foram tratados.

“Materiais super-condutores de origem natural são incomuns, mas particularmente significativos, uma vez que estes materiais pode ser super-condutores em ambientes extraterrestres”, explicou um dos cientistas envolvido no estudo, James Wampler.

O especialista explicou que as análises identificaram prováveis ligas de chumbo, índio e estanho, frisando que estes materiais condutores, por muito simples que sejam, são extremamente raros na sua formação original.

“Mesmo o mineral super-condutor mais simples, o chumbo, raramente é encontrado naturalmente na sua forma nativa e, até onde sabemos, não há relatos anteriores de amostras de chumbo naturais super-condutoras“, escreveram aos cientistas no novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista PNAS.

Entende-se por supercondutividade a condutividade elétrica com resistência zero.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.