/

Casca de romã pode ajudar a prevenir cancro da mama

A romã é um fruto com várias propriedades benéficas para a nossa saúde. Investigadores sugerem que a sua casca pode ajudar a prevenir o cancro da mama.

Rica em água, potássio e antioxidantes e com apenas 50 calorias, a romã é um fruto exótico que tem imensas propriedades benéficas para o nosso organismo. Para além de ajudar a manter baixos os níveis de colesterol e tensão arterial, ajuda a proteger de constipações graças à sua riqueza em vitamina C.

Cientistas sugerem que a romã pode esconder na sua casca uma potencial ajuda na prevenção do cancro da mamã. O estudo foi publicado na revista científica IUBMB Life.

Segundo explica o Tech Explorist, a equipa de investigadores, liderada por Sreeharshan Sreeja, demonstrou o papel do extrato metanólico de pericárpio de romã na redução da proliferação em células do cancro da mama.

Tal como o estrogénio, o extrato metanólico também reduz os níveis de lípidos de baixa densidade (LDL), o chamado colesterol “mau”, que aumentam após a remoção cirúrgica dos ovários.

Os resultados do estudo mostram que os extratos de romã podem atuar como agentes para reduzir a carcinogénese do estrogénio. De acordo com a CUF, a carcinogénese é o processo pelo qual uma célula normal se transforma numa célula de cancro.

A romã é rica em polifenóis e possui uma quantidade abundante de elagitaninos, que são decompostos em ácido elágico no corpo. Vários estudos mostraram que este ácido pode ter enormes benefícios para a nossa saúde, como na saúde cardiovascular, em doenças neurodegenerativas, fortalecimento muscular, aumento da esperança de vida e prevenção de cancros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.