/

Cinzas de vulcão islandês alteraram o rumo da carreira de Lewandowski

Em 2010, as cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull cancelaram centenas de voos na Europa. Um deles poderia ter levado Robert Lewandowski para o Blackburn Rovers.

Robert Lewandowki, jogador do Bayern de Munique, é um dos melhores avançados do mundo na atualidade. O internacional polaco conta com 39 golos em 33 jogos disputados esta temporada e, não fosse a interrupção de todas as competições na Alemanha, o jogador estava bem encaminhado a quebrar o seu recorde de golos numa época.

Em 2010, com apenas 21 anos, Lewandowski era a estrela do clube do Lech Poznan, da Polónia. Assumindo-se como o principal goleador da equipa, o ponta-de-lança tinha já interessados um pouco por toda a Europa.

Na altura, a sua carreira esteve perto de tomar um rumo completamente distinto daquele que realmente seguiu. Em declarações ao The Times, em 2017, o polaco contou que se não fosse um voo cancelado devido à erupção do vulcão islandês Eyjafjallajokull, ele muito provavelmente teria assinado pelo Blackburn Rovers, que na altura militava na Premier League inglesa.

Tive a oportunidade de me juntar ao Blackburn, mas queria ver como é que o Blackburn estava, o campo de treinos, o local em que conheci Sam Allardyce [antigo treinador dos Rovers]”, disse Lewandowski ao The Times. “Ele estava preparado para levar um jovem jogador, o que era algo de novo, e poderia ser algo especial. Ele queria vir à Polónia para me ver”.

“Acho que teria sido bom se eu tivesse ido para o Blackburn, mas gostaria de ir ver o centro de treinos, o estádio. Não pude ir por causa da nuvem. Foi o vulcão. O vulcão com a nuvem de cinzas”, contou.

Como não conseguiu ir a Inglaterra ver as condições do clube, acabou por não assinar pelo emblema britânico.

O Dortmund foi minha primeira escolha naquela época, mas eu estava a pensar em outros clubes e em diferentes opções. Eu nunca estive em Blackburn, por isso queria ir lá, mas não podia”, lembrou Lewandowski.

Ainda assim, o jogador realça que talvez se tivesse conseguido ir a Blackburn, talvez o clube inglês teria-se tornado a sua primeira opção.

O Blackburn Rovers é hoje um histórico adormecido do futebol britânico. Os Rovers jogam na segunda divisão inglesa, o Championship, tendo até mesmo estado recentemente no terceiro escalão.

DC, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.