/

Jovens imigrantes a viver em Portugal já são mais do que os portugueses em proporção

5

O número de cidadãos estrangeiros que trabalham e residem em Portugal ultrapassou os 500 mil em 2019, o que aconteceu “pela primeira vez na história” do país. Cerca de 40% destes cidadãos tem entre 15 e 34 anos, 43% tem o Ensino Secundário completo e têm, habitualmente, contratos precários e salários mais baixos do que os portugueses.

Estes dados são do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e indicam um “salto” na entrada de imigrantes em Portugal em 2019, com mais 34 mil do que em 2018, conforme divulga o Diário de Notícias (DN).

Em 2019, mais de 155 mil estrangeiros estavam a trabalhar em Portugal, quando em 2011, eram 151,5 mil. Os números estão, contudo, ainda longe dos 178 mil verificados em 2008, antes da crise.

Após a crise, o número de trabalhadores estrangeiros em Portugal desceu, atingindo em 2016 o valor mais baixo, com apenas 103 mil.

O ministro Eduardo Cabrita já tinha dito, no Parlamento, que “em 2019, pela primeira vez na nossa história, é ultrapassada a barreira do meio milhão de cidadãos estrangeiros a residir em Portugal”. Em 2018, eram 490 mil.

O governante frisou também que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) passou de 35 mil para 135 mil novas autorizações de residência, comparando 2015 a 2019.

De acordo com o INE, 40% dos estrangeiros que residem em Portugal têm entre 15 e 34 anos, ultrapassando “a proporção de portugueses nessa faixa etária, que é de apenas 25,3%“, como analisa o DN.

Também no grupo dos jovens adultos, com idades entre os 35 e os 44 anos, “os estrangeiros empregados são proporcionalmente mais do que os portugueses”, salienta o jornal, notando que só na faixa dos 45 anos ou mais é que “a população portuguesa empregada apresenta uma relação maior”.

Dos estrangeiros residentes em Portugal, 43% tem o Ensino Secundário completo contra apenas 28,6% dos portugueses. No Ensino superior, os números são muito semelhantes.

Quanto a vencimentos, os estrangeiros ganham, em média, menos, como é habitual na imigração.

ZAP //

5 Comments

  1. Uaauuuuuu.
    Se bem entendi, daqui a 30 a 40 anos quando a população que agora tem 45 ou mais começar a morrer por velhice serão mais estrangeiros em Portugal do que portugueses.
    Que lindo serviço esta corja de governantes fez.
    Tudo em nome do lucro fácil com a exploração de mão de obra barata, que já não consegue com os portugueses mas que consegue com pobres de outros paises.
    Assim se dá cabo de um povo e de uma cultura.

    • Pois os portugueses não fizeram o mesmo não me digas que o governo que os aceitou também são uma corja! Calado ficavas mellhor!

  2. o grande problema reside nos nossos melhores adultos e jovens adultos emigrar por nao ter condiçoes , e estamos a importar pessoas com culturas e habitos muito diferentes ,que as vezes ,depois de duas geraçoes ainda nao estao completamente integrados ! formam grupos fechados com leis proprias ,como o caso de alguns que vem de certos paises asiaticos, muito diferente das pessoas que vem dos paises leste da europa

  3. Esta não deveria ser a vossa preocupação, Portugal já ha muitos largos anos, foi habitado por inúmeros estrangeiros, desde o alcacer do sal, alentejo, em lisboa desde os posso dos negros até mássama, onde estão eles agora?, muitos fazem parte da vossa família, sabem?, foram integrados, sabem o de onde vem maior parte da imoglobina dos portugueses? vem da áfrica, mais não os conseguem ver, sabem porquê? porque isto é natural, os povos imigram e se misturam, não são as pessoas que formam grupos fechados, são as mesma politicas que levam os jovens portugueses imigrar é que também afeta os imigrante que os leva a procura apoio entre eles,
    o mesmo que vocês dizem sobre imigrante em Portugal, os ingleses, franceses, etc, também dessem dos portugueses lã fora, é irônico não é, outra coisa, metade da vossa cultura vem da africa e sempre veio, a maioria dos estrangeiro aqui, querem um Portugal melhor, mais os que podem só sabem explorar.
    A proposito sabes porque é que Zeca Afonso cantou Grandula vila morena?, tenta saber porquê e já agora onde ele nasceu também. eu sou africano vivo em Portugal a 28 anos, dei e dou mais por país, do que já mais dei pelo meu próprio país, tenho dois filhos com portuguesa, ficam tranquilos eles são mesmo portugueses e vão defender este pais com garras e dentes. se o o vosso governo assim o que ser e se vocês o deixarem concretizar os seus sonhos. e olhem que muitos africanos também se debatem pela perda das identidades vivendo em Portugal, toda gente tem por onde reclamar, ainda bem que estamos aqui se não queria ver como seria, com esta campada de muitos portugueses que só querem ficar na esplanada a beber cerveja, passar bem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.