/

Capital perdida de antigo reino Maia descoberta no México

Brown University / Brandeis University

Os arqueólogos acreditam que o sítio arqueológico Lacanja Tzeltal era a capital do reino Sak Tz’i’, localizado no atual estado mexicano de Chiapas, no sudeste do país. O reino terá sido construído em 750 a.C. e ocupado durante mais de 1.000 anos.

Charles Golden, professor de Arqueologia da Universidade norte-americana Brandeis, em colaboração com Andrew Scherer, investigador da Universidade Brown, e uma equipa de cientistas do México, Canadá e Estados Unidos, iniciaram uma série de escavações no sítio arqueológico Lacanja Tzeltal, no atual estado mexicano de Chiapas.

Os investigadores publicaram os resultados no Jornal of Field Archaeology, mas há uma descoberta que merece especial destaque: um tesouro de monumentos maias, um dos quais com uma importante inscrição que descreve rituais e batalhas, entre eles uma serpente de água mítica e a dança de um Deus da chuva.

De acordo com a SputnikNews, foram ainda encontradas ruínas de pirâmides, de um palácio real e de um campo de futebol mesoamericano.

Stephen Houston / Charles Golden

Modelo 3D e imagem da lápide de pedra descoberta durante as escavações

Os investigadores procuram provas da existência da capital do reino Sak Tz’i’ desde 1994, altura em que descobriram referências em inscrições encontradas noutros locais de escavação Maia. O reino era também mencionado em várias esculturas de museus de todo o mundo.

O reino Sak Tz’i’ não foi o mais poderoso dos reinos maias, e as suas ruínas são mais modestas em comparação com os sítios arqueológicos mais famosos, como Chichén Itzá e Palenque.

Os plebeus do reino viviam no campo, colhiam uma grande variedade de culturas e fabricavam cerâmica e ferramentas de pedra. Charles Golden e a sua equipa encontraram vários vestígios daquilo que, provavelmente, terá sido o mercado da cidade, onde os produtos eram vendidos aos locais.

Os residentes de Sak Tz’i’ visitavam a cidade para ver jogos de futebol mesoamericanos, nos quais os participantes jogavam com uma bola de borracha que podia pesar até nove quilos e que era movimentada pelo campo através dos ombros e das ancas dos jogadores.

No extremo nordeste da cidade foram descobertas as ruínas de uma pirâmide, de aproximadamente 13,7 metros de altura, entre as várias estruturas circundantes que seriam residências da elite e centros de rituais religiosos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.