Metade das candidaturas para empresas comprarem carros elétricos preenchidas em 24 horas

Leo Nguyen / Wikimedia

Interior de um Tesla Model 3 autónomo

Cerca de 24 horas após a abertura ao Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões, metade das 300 candidaturas para empresas já foram preenchidas.

De acordo com o ECO, dos mil “cheques” atribuídos pelo Governo para a compra de veículos ligeiros de passageiros elétricos, no valor de dois mil euros cada, apenas 300 são para empresas. Desde a abertura das candidaturas – a 10 de março -, já foram preenchidas 152 por parte das pessoas coletivas, revelou o Fundo Ambiental.

Segundo aquela entidade, que gere os quatro milhões de euros destinados a incentivar a mobilidade elétrica -, alem dos 300, existem outros tantos “cheques” para a aquisição de veículos ligeiros de mercadorias elétricos, no valor de três mil euros.

O número de pedidos para incentivos à compra de ligeiros de passageiros por parte de particulares foi, até à análise, de 119 candidaturas, havendo já uma excluída.

Neste casos, o apoio à compra de ligeiros de passageiros elétricos é superior ao das empresas. O despacho publicado em Diário da República prevê a “atribuição de unidades de incentivo no valor de 3.000 euros”, sendo que o veículo a adquirir nunca poderá superar os 62.500 euros.

Estes incentivos do Estado têm ajudado a aumentar as vendas de veículos elétricos. Em 2019 as vendas voltaram a acelerar, mantendo-se o ritmo no arranque de 2020.

A Associação Do Comércio Automóvel De Portugal (ACAP) revelou que, em janeiro e fevereiro, foram matriculados 8.576 veículos totalmente elétricos, com a Nissan e a Tesla a destacarem-se, seguindo-se a Renault.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.