/

Há 140 anos, “choveu” carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

1

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma “chuva” de carne cuja origem permanece um mistério.

Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen Crouch, de Olympia Springs, em Kentucky, viu pedaços de carne caírem do céu enquanto fazia sabão na propriedade.

“Entre as 11h e 12h, eu estava no quintal, a não mais de 40 passos de casa. Havia um vento brando vindo do oeste, mas o céu estava limpo e o sol brilhava fortemente”, disse a mulher, em declarações ao Daily Star.

De repente, enquanto se ocupava dos afazeres, Crounch teve uma surpresa. “Do nada, e exatamente sob essas circunstâncias, começou a chuva [de carne]“, acrescentou.

De acordo com a descrição da mulher, os pedaços de carne que caíam do céu pareciam cartilaginosos. Um dos gatos dos donos da quinta até aproveitou o momento para se alimentar com o estranho manjar – e não apresentou nenhum sintoma de doença mais tarde.

O caso foi ganhando notoriedade e chamou a atenção de especialistas no assunto. “Eu já vi [esse tipo] de carne que caiu na quinta dos Crouch e, se isto é carne, então é de urso“, declarou na época um caçador local chamado Benjamin Ellington.

O caçador demonstrou estar seguro da sua opinião, afirmando que a carne tinha traços de gordura semelhante aos de ursos. “Eu cheirei-a também e eu conheço aquele cheiro assim como conheço o cheiro de um licor. Senhores, certamente isto é carne de urso ou então não me chamo Benjamin Franklin Ellington”, afirmou.

Por sua vez, um açougueiro local também provou um pedaço da carne e disse que “não sabia nem de carne, peixe ou frango“.

Uma das teorias defendia que o material não se tratava de carne, mas sim de uma espécie de geleia formada por bactérias nostoc que geralmente se precipitam com a chuva. Contudo, segundo o relato da mulher de Allen Crouch, não estava a chover no momento em que a estranha “carne” caiu do céu.

Nesse mesmo ano, foi levantada a hipótese de que o material correspondesse a restos de carne largados por abutres que voavam a grande altitude. Porém, esta hipótese não foi confirmada.

Para tentar desvendar o mistério, Kurt Gohde, da Universidade da Transilvânia, nos Estados Unidos, conseguiu uma amostra do material de mais de 140 anos. Contudo, o estado precário de conservação não permitiu determinar a origem da carne. Por outro lado, sabe-se que se trata de tecidos de diferentes órgãos.

Numa segunda tentativa, Gohde decidiu criar uma espécie de geleia com sabor a feijão e a essência da carne. A criação foi dada ao público no festival Kentucky’s Court Days, nos Estados Unidos, em outubro. Alguns presentes disseram que o sabor era semelhante a bacon cru, enquanto Gohde afirmou que o sabor era semelhante a “bacon muito açucarado, com um sabor metálico no fim”.

Agora, de acordo com o Atlas Obscura, Gohde está nos estágios iniciais da concetualização de um projeto de arte comunitária colaborativa que recriaria os eventos de 3 de março de 1876, lançando carne do céu sobre Olympia Springs. O artista quer que, ao partilhar a história da “chuva” de carne, mais pessoas se interessem por este estranho capítulo da história do estado.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.