Há 140 anos, “choveu” carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma “chuva” de carne cuja origem permanece um mistério.

Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen Crouch, de Olympia Springs, em Kentucky, viu pedaços de carne caírem do céu enquanto fazia sabão na propriedade.

“Entre as 11h e 12h, eu estava no quintal, a não mais de 40 passos de casa. Havia um vento brando vindo do oeste, mas o céu estava limpo e o sol brilhava fortemente”, disse a mulher, em declarações ao Daily Star.

De repente, enquanto se ocupava dos afazeres, Crounch teve uma surpresa. “Do nada, e exatamente sob essas circunstâncias, começou a chuva [de carne]“, acrescentou.

De acordo com a descrição da mulher, os pedaços de carne que caíam do céu pareciam cartilaginosos. Um dos gatos dos donos da quinta até aproveitou o momento para se alimentar com o estranho manjar – e não apresentou nenhum sintoma de doença mais tarde.

O caso foi ganhando notoriedade e chamou a atenção de especialistas no assunto. “Eu já vi [esse tipo] de carne que caiu na quinta dos Crouch e, se isto é carne, então é de urso“, declarou na época um caçador local chamado Benjamin Ellington.

O caçador demonstrou estar seguro da sua opinião, afirmando que a carne tinha traços de gordura semelhante aos de ursos. “Eu cheirei-a também e eu conheço aquele cheiro assim como conheço o cheiro de um licor. Senhores, certamente isto é carne de urso ou então não me chamo Benjamin Franklin Ellington”, afirmou.

Por sua vez, um açougueiro local também provou um pedaço da carne e disse que “não sabia nem de carne, peixe ou frango“.

Uma das teorias defendia que o material não se tratava de carne, mas sim de uma espécie de geleia formada por bactérias nostoc que geralmente se precipitam com a chuva. Contudo, segundo o relato da mulher de Allen Crouch, não estava a chover no momento em que a estranha “carne” caiu do céu.

Nesse mesmo ano, foi levantada a hipótese de que o material correspondesse a restos de carne largados por abutres que voavam a grande altitude. Porém, esta hipótese não foi confirmada.

Para tentar desvendar o mistério, Kurt Gohde, da Universidade da Transilvânia, nos Estados Unidos, conseguiu uma amostra do material de mais de 140 anos. Contudo, o estado precário de conservação não permitiu determinar a origem da carne. Por outro lado, sabe-se que se trata de tecidos de diferentes órgãos.

Numa segunda tentativa, Gohde decidiu criar uma espécie de geleia com sabor a feijão e a essência da carne. A criação foi dada ao público no festival Kentucky’s Court Days, nos Estados Unidos, em outubro. Alguns presentes disseram que o sabor era semelhante a bacon cru, enquanto Gohde afirmou que o sabor era semelhante a “bacon muito açucarado, com um sabor metálico no fim”.

Agora, de acordo com o Atlas Obscura, Gohde está nos estágios iniciais da concetualização de um projeto de arte comunitária colaborativa que recriaria os eventos de 3 de março de 1876, lançando carne do céu sobre Olympia Springs. O artista quer que, ao partilhar a história da “chuva” de carne, mais pessoas se interessem por este estranho capítulo da história do estado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …