Há 140 anos, “choveu” carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma “chuva” de carne cuja origem permanece um mistério.

Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen Crouch, de Olympia Springs, em Kentucky, viu pedaços de carne caírem do céu enquanto fazia sabão na propriedade.

“Entre as 11h e 12h, eu estava no quintal, a não mais de 40 passos de casa. Havia um vento brando vindo do oeste, mas o céu estava limpo e o sol brilhava fortemente”, disse a mulher, em declarações ao Daily Star.

De repente, enquanto se ocupava dos afazeres, Crounch teve uma surpresa. “Do nada, e exatamente sob essas circunstâncias, começou a chuva [de carne]“, acrescentou.

De acordo com a descrição da mulher, os pedaços de carne que caíam do céu pareciam cartilaginosos. Um dos gatos dos donos da quinta até aproveitou o momento para se alimentar com o estranho manjar – e não apresentou nenhum sintoma de doença mais tarde.

O caso foi ganhando notoriedade e chamou a atenção de especialistas no assunto. “Eu já vi [esse tipo] de carne que caiu na quinta dos Crouch e, se isto é carne, então é de urso“, declarou na época um caçador local chamado Benjamin Ellington.

O caçador demonstrou estar seguro da sua opinião, afirmando que a carne tinha traços de gordura semelhante aos de ursos. “Eu cheirei-a também e eu conheço aquele cheiro assim como conheço o cheiro de um licor. Senhores, certamente isto é carne de urso ou então não me chamo Benjamin Franklin Ellington”, afirmou.

Por sua vez, um açougueiro local também provou um pedaço da carne e disse que “não sabia nem de carne, peixe ou frango“.

Uma das teorias defendia que o material não se tratava de carne, mas sim de uma espécie de geleia formada por bactérias nostoc que geralmente se precipitam com a chuva. Contudo, segundo o relato da mulher de Allen Crouch, não estava a chover no momento em que a estranha “carne” caiu do céu.

Nesse mesmo ano, foi levantada a hipótese de que o material correspondesse a restos de carne largados por abutres que voavam a grande altitude. Porém, esta hipótese não foi confirmada.

Para tentar desvendar o mistério, Kurt Gohde, da Universidade da Transilvânia, nos Estados Unidos, conseguiu uma amostra do material de mais de 140 anos. Contudo, o estado precário de conservação não permitiu determinar a origem da carne. Por outro lado, sabe-se que se trata de tecidos de diferentes órgãos.

Numa segunda tentativa, Gohde decidiu criar uma espécie de geleia com sabor a feijão e a essência da carne. A criação foi dada ao público no festival Kentucky’s Court Days, nos Estados Unidos, em outubro. Alguns presentes disseram que o sabor era semelhante a bacon cru, enquanto Gohde afirmou que o sabor era semelhante a “bacon muito açucarado, com um sabor metálico no fim”.

Agora, de acordo com o Atlas Obscura, Gohde está nos estágios iniciais da concetualização de um projeto de arte comunitária colaborativa que recriaria os eventos de 3 de março de 1876, lançando carne do céu sobre Olympia Springs. O artista quer que, ao partilhar a história da “chuva” de carne, mais pessoas se interessem por este estranho capítulo da história do estado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …