/

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

1

NASA

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra – pode ser a sua nova lua.

“A Terra tem um novo objeto capturado temporariamente. É uma possível mini-lua chamada 2020 CD3”, escreveu esta quinta-feira Kacper Wierzchos, astrónomo do Catalina Sky Survey, na sua conta oficial do Twitter.

“Na passada noite de 15 de fevereiro, eu e o meu colega de equipa, Teddy Pruyne, encontramos um objeto de magnitude 20” a orbitar a Terra.

Os especialistas do Catalina Sky Survey, projeto sediado no estado norte-americano do Arizona, suspeitam que a “nova” lua da Terra pode ser um pequeno asteróide que ficou preso no campo gravitacional da Terra, tal como escreve o portal CNET.

A descoberta foi confirmada pelo Minor Planet Center (MPC) da International Astronomical Union, que revelou que a Terra tem um novo “objeto capturado temporariamente“.

Segundo Wierzchos, o 2020 CD3, que tem um diâmetro entre 1,9 e 3,5 metros, entrou na órbita da Terra há cerca de três anos. Apesar de serem necessários estudos adicionais, os cientistas acreditam que o objeto espacial vote ao seu rumo original em breve.

Apesar das suas modestas dimensões, este não é um corpo qualquer, tal como frisam os cientistas. “Entre cerca de um milhão de asteróides conhecidos, este é apenas o segundo asteróide conhecido a orbitar a Terra”, observou o astrónomo no Twitter.

Em 2006, os astrónomos do Catalina Sky Survey descobriram um corpo espacial semelhante. Tratava-se do 2006 RH120, o primeiro asteróide identificado a orbitar a Terra. Ficou a “sondar” o nosso planeta durante 18 meses, entre 2006 e 2007.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.