A presidente do Sindicato do Comércio e Serviços de Portugal (CESP), Isabel Camarinha, vai ser a candidata a secretária-geral da CGTP, a eleger no congresso que se realiza na sexta-feira e no sábado, no Seixal.
De acordo com uma fonte sindical, a proposta foi apresentada na reunião desta segunda-feira da comissão executiva da Intersindical e apenas contou com a abstenção dos cinco elementos da corrente sindical socialista.
Os restantes membros da comissão executiva, composto por um total de 29 sindicalistas, votaram favoravelmente a candidatura.
Isabel Camarinha tem 59 anos e, por isso, só poderá fazer um mandato como secretária-geral da CGTP. É presidente do CESP há quatro anos e coordenadora da Federação dos Sindicatos do Comércio e Serviços de Portugal.
Integra a Comissão Executiva da Inter há quatro anos, por inerência de funções.
A confirmar-se a sua eleição, Isabel Camarinha será a primeira mulher secretária-geral da Inter, sucedendo a Arménio Carlos, Manuel Carvalho da Silva e Armando Teixeira da Silva no ano em que a central completa o 50.º aniversário, nota o jornal Público.
ZAP // Lusa