Um leilão vai determinar qual operadora de telecomunicações vai explorar a tecnologia. O objetivo é implementar a rede 5G em quase todo o território até 2025.
O Conselho de Ministros aprovou ontem a estratégia e o calendário para implementar a rede 5G em Portugal. É esperado que a tecnologia cubra grande parte do território nacional até 2025. Até ao final do ano deverá chegar a duas cidades, uma no litoral e uma no interior.
“Estamos conscientes de que é um calendário ambicioso“, reconheceu o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, citado pelo Correio da Manhã.
Antes de a tecnologia começar a ser implementada, haverá um leilão para as operadoras de telecomunicações interessadas em explorar o 5G. Os contornos do concurso serão definidos pela Anacom, o regulador das comunicações.
O investimento previsto ronda as centenas de milhões de euros e, por isso mesmo, o Governo espera que empresas se juntem para fazer uma exploração conjunta. De acordo com o mesmo jornal, o dinheiro arrecadado pelo Estado com o leilão será usado para financiar o novo Fundo para a Transição Digital.
Também está previsto que a rede 5G seja usada em serviços públicos para melhorar a velocidade e eficácia das comunicações.