/

Tudo aquilo que se pode esperar do Clássico (e alguns “trunfos” na manga)

Manuel de Almeida / Lusa

O ponto de situação é simples. O campeonato ainda está longe de terminar, mas a distância de sete pontos do FC Porto para o líder, SL Benfica, deixa os ‘dragões’ praticamente obrigados a vencer.

As ‘águias’ ainda só perderam um jogo esta temporada — precisamente contra os ‘azuis e brancos’ — e, a manter este ritmo, tem caminho aberto para renovar o título de campeão nacional.

Na primeira volta do campeonato, logo à terceira jornada, o FC Porto mostrou-se superior na Luz e venceu por 0-2. Zé Luís e Moussa Marega foram os autores dos golos numa noite inesquecível que fica na memória pela excelente exibição protagonizada.

Bruno Lage exclui a hipótese dos ‘encarnados’ jogarem para o empate e promete fazer de tudo para vencer.

Temos de jogar o jogo e fazê-lo da melhor forma possível para ganhar. Imaginem que empatávamos e ficávamos todos felizes, e entretanto perdíamos todos os outros pontos de vantagem. Isso não faz sentido, até porque vamos na 20.ª jornada e estamos muito longe do que quer que seja”, atirou o técnico benfiquista.

Por sua vez, Sérgio Conceição argumenta que este é um jogo importante, mas não decisivo,  contra um Benfica “extremamente forte”.

É um jogo importante. Decisivos são os 14 jogos que vamos ter para além deste. São três pontos que podemos ganhar a um adversário direto. É muito importante, não há qualquer dúvida”, disse o treinador portista.

“O Benfica é uma equipa que mete muita gente na frente a atacar. Por vezes podem ser menos eficazes no momento defensivo. Eu vejo uma equipa do Benfica extremamente forte, uma equipa das mais fortes dos últimos anos. Os resultados falam por si. Perderam com o FC Porto na Luz e não voltaram a perder nenhum jogo no campeonato”, acrescentou.

Os ‘onzes’ esperados e as baixas

O FC Porto entra para este clássico com duas baixas fundamentais: Pepe, que está em tratamento e ginásio, e Danilo Pereira, que está em treino condicionado e ginásio. Além disso, de acordo com o boletim clínico, Vincent Aboubakar está também em treino condicionado e ginásio.

Ainda assim, Conceição admitiu que Pepe está “um bocadinho melhor” e, por isso, há uma possibilidade de o central brasileiro ainda conseguir jogar.

O ‘onze’ dos portistas não deverá contar com grandes surpresas. Jesús Corona deve ser escolha em detrimento de Wilson Manafá a lateral direito, devido às suas boas exibições recentemente naquela posição do terreno.

Em caso da ausência esperada de Danilo Pereira, deverá ser Sérgio Oliveira a assumir a responsabilidade. Com a experiência necessária para alinhar num Clássico, o médio português poderá ser a escolha de Conceição para fazer parceria com Matheus Uribe no meio-campo.

Embora Zé Luís tenha jogado na última partida para a Taça de Portugal, ainda se está a adaptar após ter regressado recentemente de lesão. Aliado a isso, a boa forma de Tiquinho Soares deverá valer ao brasileiro um lugar nas escolhas dos ‘tripeiros’ para o jogo de hoje.

No ‘onze’ das águias, as principais dúvidas estão no meio-campo e no ataque. Com a lesão de Jardel, Rúben Dias e Ferro serão com toda a certeza a dupla de centrais e a ‘verdura’ de Tomás Tavares deixa Bruno Lage mais confiante em André Almeida para lateral direito.

Há ainda a baixa de última hora de Gabriel, que a confirmar-se, vai afetar as escolhas de Bruno Lage.

O treinador benfiquista poderá apostar em Julian Weigl para assumir a vertente mais defensiva do meio-campo ‘encarnado’. Embora ainda não esteja muito ambientado ao plantel, o alemão tem as qualidades necessárias para aquilo que se espera dele neste jogo. Taarabt, que é um aposta típica de Lage, deverá jogar ao lado do germânico.

Ainda dentro do campo da especulação, as alas do terreno deverão ser ocupadas por Pizzi e Franco Cervi. O português é uma das mais-valias dos ‘encarnados’ e parece praticamente confirmada a sua presença no Clássico.

Na frente do terreno poderemos ver o ponta de-lança Carlos Vinícius, que deverá ser preferência face a Seferovic, e ainda Rafa Silva, que tem estado em bom plano recentemente.

A partida tem início marcado para as 20h30 deste sábado. O FC Porto, a jogar em casa, vai querer certamente vencer para não perder rasto aos seus adversários diretos. Por outro lado, o Benfica vai querer reforçar a vantagem confortável de sete pontos que leva, podendo assim dar um passo importante para a conquista de mais um campeonato nacional.

DC, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.