/

Raras “cidades-flutuantes” encontradas nas águas da Austrália

Uma equipa de cientistas do Instituto Australiano de Ciências Marinhas descobriu uma população de sifonóforos bentónicos, animais marinhos extremamente raros, nas águas rasas do Parque Marinho de Kimberley, na Austrália Ocidental.

Em comunicado, o instituto australiano revela que os organismo foram encontrados durante este mês de janeiro, enquanto a equipa estudava uma costa antiga (17.000 anos) na área, que está atualmente submersa a 125 metros de profundidade.

“Estávamos a levar a cabo investigações através de vídeo para caracterizar a biodiversidade do fundo do mar na Ancient Coastline Key Ecological Feature, no Parque Marinho de Kimberley, quando notamos muitos [animais] que se pareciam com ‘pompons’ a flutuar aparentemente no fundo do mar”, disse Karen Miller.

Depois de analisar as imagens de alta resolução captadas, os cientistas descobriram que os estranhos organismos eram campos de sifonóforos bentónicos, organismos que só foram detetados na Austrália uma única vez até então.

Na prática, explica o portal Russia Today, os sifonóforos bentónicos não são apenas um animal, mas antes uma “cidade flutuante” de vários organismos que colaboram entre si.

Cada um dos organismos que compõe a “cidade” – os chamados zóides – cumpre uma missão diferente: alguns são responsáveis pela deslocação, havendo outros responsáveis pela comida ou pelo processo reprodutivo. A maioria destes organismo é tão especializada que lhes falta a capacidade de sobreviver por si só.

“Estas criaturas são geralmente encontradas em águas profundas até 3.000 metros e raramente são vistas. Por isso é que a nossa observação a uma profundidade de 100 a 150 metros é tão emocionante“, disse Miller, cientista que liderou a expedição.

A cientista sugeriu que os animais encontrados são, muito provavelmente, uma espécie de Archangelopsis, contudo, frisou, é necessário recolher amostras com especialistas internacionais para perceber se se trata de uma espécie totalmente nova ou de uma espécie já conhecida de outros oceanos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.