/

Descobertos vírus com 15.000 anos nas “entranhas” de um glaciar do Tibete

Uma equipa de cientistas, liderada pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu 28 novos grupos de vírus totalmente desconhecidos no glaciar Guliya, a nordeste do Tibete, na China, revelou um novo estudo.

Os vírus encontrados têm cerca de 15.000 anos, tal como frisa o portal Live Science.

Tendo em conta que muitos dos glaciares de todo o mundo estão derreter rapidamente devido às alterações climáticas, a equipa concluiu que uma série de micróbios e vírus presos e preservados durante milhares de anos poderiam agora ser expostos.

Na pior das hipóteses, alertam os cientistas, “este derretimento pode libertar patogénicos para o meio ambiente”. Neste sentido, as atuais condições podem levar à perda de arquivos microbianos e virais que podem ser utilizados para recolher informações sobre os eras climáticos da Terra antiga.

Para encontrar os novos vírus, os cientistas perfuraram 50 metros no glaciar para obter dois núcleos de gelo. A análise leva a cabo revelou 33 grupos de vírus, 28 dos quais totalmente desconhecidos para a Ciência moderna.

“Estamos muito longe de ter amostras toda a diversidade de vírus existente na Terra, disse Chantal Abergel, investigadora de virologia do Centro Nacional de Investigação Científica de França, que não participou no estudo, citada pela revista Vice.

Os resultados da investigação foram no início deste mês publicados na revista BioRxiv.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.