/

Polícia acredita ter identificado dois espiões russos, disfarçados de canalizadores, em Davos

5

Ursula von der Leyen no Fórum Económico Mundial, em Davos

No ano passado, dois homens russos tentaram espiar a reunião anual do Fórum Económico Mundial (FEM), em Davos, revelaram as autoridades esta quarta-feira.

A polícia suíça descobriu, em 2019, dois presumíveis agentes russos em Davos, onde decorre anualmente o Fórum Económico Mundial, que possuíam passaportes diplomáticos. Um deles referiu ser canalizador, revelaram esta quarta-feira os media suíços.

“Tratou-se de um controlo policial de rotina. Os dois homens tinham passaportes diplomáticos, mas não estavam oficialmente acreditados como diplomatas na Suíça”, indicou à agência noticiosa AFP um porta-voz da polícia do cantão de Grisons, região onde se encontra a estação de esqui de Davos.

Os dois homens eram suspeitos de ter efetuado trabalhos preparatórios para uma operação durante a edição de 2020 do Fórum Económico Mundial, que decorre atualmente em Davos. De acordo com o Tages Anzeiger, ambos previam permanecer na cidade suíça entre 8 e 28 de agosto, o que suscitou a curiosidade dos polícias.

“Não recebemos qualquer informação sobre este assunto por parte das autoridades suíças. Não existe qualquer prova de espionagem“, declarou Stanislas Smirnov, do gabinete de imprensa da embaixada da Rússia em Berna, sobre este caso, citado pela AFP. Os indivíduos foram libertados.

“Não excluo tratar-se de pessoas com passaporte diplomático russo. Não devem é estar necessariamente acreditadas na Suíça”, acrescentou.

Apesar de não terem sido encontradas provas, a polícia está convicta de que está em causa uma rede de espionagem. Além de nenhum dos homens estar registado na embaixada russa na Suíça, só “altos funcionários têm acesso a passaportes diplomáticos, não simples trabalhadores”.

De acordo com o Expresso, a hipótese mais provável é a de os homens estarem a tentar montar equipamento de vigilância em pontos estratégicos de Davos, de modo a espiar as conversas mantidas por alguns dos principais líderes mundiais presentes no FEM.

ZAP //

5 Comments

  1. O pior não são esses supostos espiões russos; são mesmo os mafiosos acreditados que se juntam em Davos para que 1% da população continue a controlar 80% da riqueza mundial!…

  2. É mesmo engraçado.
    Mandam-se estas notícias cá para fora, com este arzinho inocente, até admitem que “…não há provas” e tudo, e a notícia parece inócua.
    A verdade é que é mais um evento de deixar sob suspeita tudo o que fazem,…os ‘Russos’.
    Pois é assim mesmo. Suspeitem dos Russos!! Vê-se logo que não é gente de confiança.
    Deus (ou Zeus) quando fez o Mundo criou “gente de confiança”, tipo: Americanos, Ingleses, Europeus ocidentais, etc. e também criou, ou deixou a ovelha negra da família de Deus (Zeus) , o ‘capeto’, criar ‘gente má’, tipo Russos, Chineses, Árabes, Iranianos, etc.
    Não é óbvio para todos???
    É claro que esta ‘gente má’ só querem fazer coisas ‘más’, como espiar os outros que são ‘gente boa’. Enquanto que nós, a ‘gente boa’, nunca faríamos tal coisa. Nem sequer aos ‘maus’.
    Right,…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.