/

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico.

Pessoas que tiveram um cancro durante a infância e sobreviveram têm uma maior probabilidade de vir a desenvolver um novo em comparação com o resto da população. O estudo foi publicado em novembro na revista científica Medical Journal of Australia.

Embora o tratamento de crianças com doenças oncológicas tenha melhorado bastante nos último anos, há um problema que parece esbater este progresso. Os investigadores sugerem que as pessoas que sobreviveram ao cancro na infância têm cinco vezes mais probabilidades de vir a ter um segundo cancro.

“No entanto, uma grande proporção de pacientes sente efeitos adversos à saúde ao longo da vida atribuíveis ao cancro ou ao tratamento. Uma das potenciais consequências é um segundo cancro”, escreveram os autores do estudo, citados pela Scimex.

Os investigadores analisaram dados de mais de 18 mil australianos que foram detetados com cancro durante a sua infância. Desses, 388 (2%) vieram a ter um segundo cancro mais tarde.

“O risco de um novo cancro primário era cinco vezes maior do que na população em geral. O risco relativo de um segundo cancro primário foi maior para pessoas que tiveram rabdomiossarcoma na infância e também foi particularmente alto para crianças submetidas a quimioterapia e radioterapia“, lê-se no estudo.

Na segunda vez, os cancros mais comuns eram carcinomas da tiroide (17%) e leucemias mielóides agudas (15%).

“A nossa descoberta de que os sobreviventes de cancro na infância têm um risco significativamente maior de cancro subsequente é amplamente consistente com os resultados estudos no estrangeiro”, notam os cientistas. Além disso, realçam que o risco diminui gradualmente ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico, apesar de nunca se igualar ao da população em geral.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.