/

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

Yony Callohuari

Carrikerella simpira

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente.

Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica particular que a destaca de todas as outras. Com os seus membros longos e farpados, o Carrikerella simpira empala as presas, quase como se de fondue se tratassem, para as poder devorar mais habilmente.

A espécie foi encontrada na floresta tropical no centro do Peru, onde os investigadores acreditam que viva há eras. O entomólogo Julio Rivera analisou no seu laboratório um macho e uma fêmea e retirou algumas conclusões espelhadas num estudo publicado no mês de dezembro na revista científica Neotropical Entomology.

De acordo com o Gizmodo, o inseto tem metade do tamanho de um polegar, mas é um caçador nato. Com tons de cinza e verde, camufla-se entre a vegestação da floresta tripical peruana, onde aguarda pacientemente pelas presas. A particularidade do Carrikerella simpira é fundamentalmente a forma como devora as vítimas.

Este louva-a-deus empala as vítimas com o seu membro farpado que atravessa as presas de um lado ao outro, tornando-o único entre os insetos. Relativamente aos antrópodes, apenas o camarão mantis tem uma estratégia semelhante para caçar alimento.

Os investigadores acreditam que estes membros dianteiros que funcionam como tridentes são uma adaptação do louva-a-deus ao ambiente da floresta peruana, onde há muitos invertebrados rápidos e ágeis, difíceis de apanhar. Com as ferramentas que tem a seu dispor, o Carrikerella simpira tem uma facilidade muito maior em caçar.

Ainda assim, a capacidade desta espécie em atingir uma presa tão pequena maravilha os especialistas. “Imagine que você quer apanhar um M&M com um palito que seja longo o suficiente para alcançá-lo do chão”, disse Rivera. “E você tem que fazer isso de uma só vez”.

Rivera acredita que o Carrikerella simpira não é único na sua técnica de caça e que há outras espécies de louva-a-deus que fazem o memso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.