/

Papagaios ajudam-se uns aos outros sem esperar nada em troca

Uma experiência de laboratório demonstrou que os papagaios-cinzentos ajudam os seus amigos da mesma espécie sem esperar receber algum benefício em troca.

Ajudar os colegas de forma altruísta não é uma caraterística comum no mundo animal. Aliás, os cientistas apenas viram algumas espécies de mamíferos a comportar-se dessa forma. Afinal, o altruísmo não beneficia um indivíduo de uma espécie, a menos que este faça parte de um grupo social para esperar algum tipo de reciprocidade no futuro.

No entanto, os papagaios cinzentos africanos são pássaros inteligentes e altamente sociais. E, agora, são as primeiras espécies de pássaros a exibir esse tipo de comportamento de entreajuda em laboratório.

Os investigadores organizaram testes entre oito papagaios-cinzentos, seis fêmeas e dois machos. Os pássaros tinham aprendido anteriormente a trocar anilhas de metal através de um buraco para lanches. Cada ave estava num compartimento de paredes claras, separado por uma janela. O compartimento de um pássaro tinha um buraco que se abria para o investigador (e os petiscos), enquanto o outro não.

De acordo com o artigo publicado este mês na revista científica Current Biology, sete dos oito pássaros no compartimento inacessível deram pelo menos uma anilha ao parceiro para que ele pudesse receber um petisco. Quando a janela de petiscos do parceiro era fechada – ou quando não tinham parceiro – os papagaios passavam menos anilhas pelo buraco, sugerindo que a razão pela qual passavam as anilhas era para ajudar o seu amigo a receber um petisco.

Segundos os autores, os papagaios-cinzentos devem primeiro ver que o parceiro por trás do painel está em necessidade, reconhecer que poderiam indiretamente ajudar na tarefa e depois ajudar sem a promessa de uma recompensa para si mesmos. Não é claro se os papagaios executaram a tarefa com a expectativa de ajuda recíproca no futuro.

Este é um estudo relativamente pequeno sobre papagaios criados em cativeiro. Porém, demonstra que os hábitos sociais evoluíram separadamente em espécies muito diferentes.

Agora, os cientistas esperam testar a configuração experimental de outros papagaios, como as cacatuas, para entender melhor os possíveis comportamentos altruístas nas espécies.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.