/

Aumento de 1 dólar no salário mínimo pode ser suficiente para baixar taxas de suicídio

Investigadores sugerem que o aumento de um dólar no salário mínimo dos EUA é suficiente para baixar o risco de suicídio em pessoas com menos escolaridade.

Uma equipa de cientistas associou o aumento do salário mínimo dos Estados Unidos em apenas um dólar a uma queda nas taxas de suicídio entre 3,5 e 6%. A relação foi verificada entre a classe trabalhadora do país com menos escolaridade. Após analisarem 26 anos de informação, concluíram ainda que o efeito é mais sentido quando a taxa de desemprego é maior.

Em 2017, nos Estados Unidos, houve mais de 47 mil suicídios que podiam ter sido prevenidos. Na faixa etária entre os 18 e os 24 anos, o suicídio é a causa de 19% das mortes. Além disso, as taxas de suicídio entre 1999 e 2017 aumentaram 30% em metade dos estados do país.

Os resultados do estudo foram publicados esta semana na revista científica Journal of Epidemiology & Community Health. Segundo o comunicado de imprensa, citado pela Scimex, o risco de suicídio está muitas vezes associado a fatores financeiros, mas pouco se sabe da influência de medidas económicas na redução das taxas de suicídio.

Entre 1990 e 2015, quase 400 mil pessoas com o ensino médio ou inferior suicidaram-se em comparação com as pouco mais de 140 mil pessoas com o ensino superior concluído.

Através da análise dos dados, os investigadores encontraram uma redução entre 3,5 e 6% nas taxas de suicídio por cada dólar que o salário mínimo dos EUA aumentasse. Esta associação era verificada apenas em pessoas com o ensino médio ou menos. A redução das taxas de suicídio era atenuada quando a taxa de desemprego era mais baixa.

Os cientistas reconhecem, contudo, que este se trata de um estudo observacional e, como tal, não é possível estabelecer uma relação causal. No entanto, realçam que as “descobertas são consistentes com a noção de que políticas projetadas para melhorar os meios de subsistência de indivíduos com menos escolaridade, com maior probabilidade de trabalhar com salários mais baixos e com maior risco de consequências adversas à saúde mental, podem reduzir o risco de suicídio”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.