Chinês multado em 15 mil euros por atirar “moedas da sorte” ao motor do avião

Um cidadão chinês foi multado em 15 mil euros por ter atirado moedas ao motor de um avião para assegurar que teria sorte naquela que seria a sua primeira viagem neste meio de transporte.

Segundo o Telegraph, Lu Chao, de 28 anos, que iria viajar com a Lucky Air, foi obrigado a pagar 120 mil yuan, cerca de 15 mil euros, à companhia aérea, depois de esta ter sido obrigada a cancelar o voo para procurar as ditas “moedas da sorte”.

O incidente aconteceu, em fevereiro do ano passado, no aeroporto de Anqing Tianzhushan, e o homem chinês foi detido pela polícia durante dez dias. Foi presente a juiz em julho, mas a decisão só agora foi conhecida.

“Independentemente do tamanho, qualquer peça de metal [que] caísse dentro dos motores iria danificar as lâminas das turbinas em rotação a alta velocidade”, aponta Zhang Qihuai, especialista jurídico no setor de aviação chinês, ao Beijing Youth Daily, citado pelo jornal britânico.

“As peças partidas podem causar um incêndio no motor, levar à rutura do tubo de óleo e fazer com o que os motores parem, colocando em risco a segurança aérea. Uma moeda pequena pode causar grandes danos aos motores de avião, especialmente se for sugada no ar e ficar presa”, acrescenta.

Atirar moedas aos aviões é atualmente ilegal no país. O gesto, que muitos supersticiosos acreditam que pode trazer sorte às famílias ou ajudá-las a superar obstáculos, é considerado uma perturbação da ordem pública. Os infratores enfrentam até dez dias de detenção, tal como aconteceu com Chao, e multas de 500 yuans, cerca de 64 euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.