/

A Lua já teve o seu próprio campo magnético (e era mais forte do que o da Terra)

A Terra tem um campo magnético, que protege a camada de ozono ao repelir ventos solares e que alimenta os principais sistemas de navegação do mundo. Aparentemente, a Lua também já teve o seu próprio campo magnético.

Uma bússola convencional que indica a direção da Terra não serviria de nada na Lua, que hoje carece de um campo magnético global. No entanto, os cientistas acreditam que já existiu um campo magnético lunar há mil milhões de anos e provavelmente era ainda mais forte do que o campo magnético da Terra hoje.

No novo estudo, publicado esta semana na revista científica Science Advances, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, conseguiram determinar este facto depois de estudar as amostras da Lua trazidas pela missão Apollo da NASA.

De acordo com um comunicado, o MIT mediu microteslas para determinar mudanças no campo magnético contra o magnetismo da Terra, que hoje é de 50 microteslas. As amostras de rocha, datadas de quatro mil milhões de anos, mediam cerca de 100 microteslas, o que significa que o campo magnético lunar era duas vezes mais forte do que o campo magnético da Terra.

Os cientistas teorizam que a Lua estava muito mais próxima da Terra há quatro mil milhões de anos e, naquele momento, a gravidade da Terra ajudou a Lua a manter o seu campo magnético. À medida que a gravidade da Terra exercia o seu efeito na Lua, agitando o seu núcleo de ferro, produzia um poderoso campo magnético chamado “dínamo”, que era gerado por correntes elétricas.

Na Terra, estes são os movimentos que causam a erupção dos vulcões. Os mesmos movimentos fizeram com que o magnetismo da Lua ficasse mais forte durante um curto período de tempo, até que o nosso satélite natural se começou a afastar da Terra.

Sem a gravidade da Terra para agitar o ferro no interior, o núcleo lunar começou a cristalizar há cerca de 2,5 mil milhões de anos. Uma vez completamente endurecido, não havia mais nada para gerar um campo magnético e a Lua ficou indefesa contra os fortes ventos solares.

Por aqui, a Terra ainda possui o seu próprio campo magnético, que tem passado por algumas transformações recentemente: o pólo norte magnético do nosso planeta parece estar a flutuar cada vez mais rápido em direção à Sibéria.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.