Esta quarta-feira, a Fiat Chrysler e a PSA Peugeot (proprietária da Peugeot, Citroën e Opel) anunciaram a sua fusão, constituindo-se como o quarto maior fabricante de automóveis. Carlos Tavares foi nomeado CEO da nova empresa.
A Fiat Chrysler e PSA Peugeot anunciaram a sua fusão e a nomeação do português Carlos Tavares como CEO da nova empresa, constituindo-se como o quarto maior fabricante de automóveis, com vendas de 8,7 milhões de carros por ano.
A Fiat Chrysler Automobiles e a PSA Peugeot referem que os seus conselhos de administração assinaram um acordo vinculativo para fundir os dois fabricantes de automóveis, com participações de 50% de cada uma das companhias. As empresas consideram que fusão vai posicionar a nova empresa para “aproveitar com sucesso as oportunidades apresentadas na nova era da mobilidade sustentável”.
“A empresa resultante da fusão irá ter vendas anuais de 8,7 milhões de veículos, com receitas de quase 170 mil milhões de euros e lucros operacionais de mais de 11 mil milhões de euros, com uma margem de lucros operacionais de 6,6%2, num cálculo feito tendo por base os resultados de 2018, lê-se no comunicado.
“Estas sinergias vão permitir que as empresas combinadas invistam de forma significativa nas tecnologias e serviços que irão moldar a mobilidade no futuro, enquanto respeitam os desafiantes requerimentos regulatórios globais de emissões de CO2.”
Numa declaração conjunta, as empresas informaram os mercados que o novo grupo será liderado pelo CEO da PSA, Carlos Tavares, cabendo o cargo de chairman ao presidente da Fiat Chrysler, John Elkann.
ZAP // Lusa